TY: JOUR T1 - Aprendizagem nas universidades de terceira idade em tempos de confinamento social: o caso da comunidade online miOne A1 - Veloso, Ana Isabel A1 - Costa, Liliana Vale A1 - Machado, Sónia A1 - Regalado, Francisco A1 - Silva, João Henrique N2 - Em pleno período de confinamento social dada a pandemia da COVID-19, as desigualdades intergera- cionais tendem a ser amplificadas não só no siste- ma educativo, mas também no acesso à informação e diferentes serviços que se encontram, cada vez mais, informatizados. Apesar de se ter verificado um interesse crescente nos últimos anos relativamen- te à concepção e desenvolvimento de plataformas digitais dirigidas para o cidadão sênior, a utilização destas plataformas e em específico de comunidades on-line pelas Universidades de Terceira Idade como suporte ao processo de aprendizagem tem sido um assunto pouco explorado. O presente artigo tem por objetivo analisar as iniciativas dinamizadas com alu- nos e professores de duas Academias Seniores Por- tuguesas em tempos de confinamento social, com recurso à comunidade on-line miOne (mione.altice. pt). A abordagem metodológica deste estudo é de natureza qualitativa e a recolha de dados abrangeu técnicas de observação direta e gravação audiovisual de quatro sessões on-line e entrevistas de grupo se- miestruturadas. Os resultados sugerem um conjunto de boas práticas na promoção da aprendizagem em contexto de comunidade on-line, incluindo desafios que estimulem a autoexpressão e interações sociais e a necessidade de incutir uma rotina no processo de aprendizagem. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/31580 Y1 - 2020 PB - Universidade Tiradentes-Unit