TY: THES T1 - O Transformador: de um oboé regular a um oboé adaptado A1 - Maia, Ana Sofia de Almeida N2 - O presente relatório remete para o trabalho elaborado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada do 2º ano do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro. Este projeto está dividido em duas secções, sendo que a primeira remete para o projeto de investigação que tem como objetivo principal a criação e desenvolvimento de um objeto inovador pensado para auxiliar a iniciação no oboé. O projeto visa prevenir e consciencializar sobre as lesões que provêm de uma prática musical despreocupada, e por isso frisa a importância da utilização de um instrumento adaptado às necessidades do instrumentista. O Transformador surge então como uma ferramenta revolucionária. Deste modo, as peças são encaixadas na mecânica do oboé e alteram a distância entre cada chave, colocando a mão de uma criança numa posição mais confortável. Depois de uma sucessão de diferentes versões, nas quais se testaram dimensões, formatos e materiais, chegou-se à versão final utilizada na abordagem aos alunos selecionados para o estudo. Este estudo foi realizado em alunos de oboé com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. No sentido de obter dados que comprovem a mais-valia da utilização do dispositivo, foi aplicado um inquérito por questionário aos alunos que fizeram parte do estudo inicial. Através deste inquérito, foi possível aferir a eficácia do Transformador. A segunda parte deste relatório recai na observação e reflexão sobre o contexto onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/31532 Y1 - 2021 PB - No publisher defined