TY: THES T1 - Análise espacial para a compreensão das ligações rural-urbano atráves dos produtos agroalimentares: o caso do projeto STRINGS A1 - Ribeiro, Carlos Manuel Rocha N2 - As ligações entre o rural e o urbano têm sido frequentemente objeto de estudo em Portugal. Ainda assim, as assimetrias entre o rural e o urbano não deixaram de se acentuar ao longo das últimas décadas. A litoralização da população, a concentração populacional nas cidades juntamente com o ainda persistente êxodo rural, contribuíram para um desequilíbrio das dimensões económicas, sociais e territoriais entre regiões. De forma a contrariar esta tendência, têm sido promovidas algumas políticas de atração e captação da população e também da atividade turística, que, no entanto, não têm sido suficientes para uma promoção da coesão territorial. Com isto, torna-se necessário repensar as capacidades e potencialidades dos territórios rurais, em termos da mobilização dos seus recursos e, através deles, promover novas e/ou renovadas relações com os territórios urbanos. O projeto ?STRINGS - Selling The Rural IN (urban) Gourmet Stores ? establishing new liaisons between town and country through the sale and consumption of rural products (PTDC/GES-OUT/29281/2017/ POCI-01-0145-FEDER-029281)? propõe-se analisar essas relações, através do exame dos processos de produção e comercialização dos produtos agroalimentares de proveniência rural. Partindo da análise das lojas gourmet e/ou especializadas, o projeto examina os percursos daqueles produtos, desde a sua produção até ao seu consumo, procurando mapeá-los. Na presente dissertação pretende-se justamente explorar e mapear as ligações entre o urbano e o rural através da análise dos percursos dos produtos agroalimentares, desde a sua produção à sua comercialização, com o suporte de uma análise espacial, com recurso aos sistemas de informação geográfica (SIG). Esta análise tem um enfoque mais relevante nas lojas que vendem produtos agroalimentares de origem rural em contexto urbano (especializadas e /ou gourmet), e são efetuadas através da aplicação de geoprocessamentos das variáveis selecionadas, tais como, áreas de influência, organização espacial das lojas bem como a sua evolução espaciotemporal e os fluxos entre a origem e destino dos produtos foram essenciais para a concretização dos objetivos propostos. Estas análises espaciais podem também servir de apoio à tomada de decisões políticas neste âmbito temático, sobretudo nos programas de desenvolvimento rural em que se pretende dinamizar as economias rurais e que estas lojas são um veículo para o alcance desse objetivo. Como referido, esta dissertação deriva do projeto STRINGS que envolve a análise de um conjunto de lojas especializadas e/ou gourmet em três cidades portuguesas: Aveiro, Lisboa e Porto e das suas relações com os territórios de que provêm os produtos agroalimentares comercializados. Como se verificará, a maior parte destes produtos tem origem nas regiões rurais mais interiores do país, havendo uma relativamente clara ancoragem geográfica das lojas analisadas a territórios específicos. Esta dissertação é composta por um enquadramento das transformações rurais, das relações com o urbano através dos produtos agroalimentares. Seguidamente, apresenta-se a metodologia para a análise espacial, através da informação geográfica, tendo sido utilizadas ferramentas de geoprocessamento e estatísticas espaciais, assim como dados externos provenientes do Instituto Nacional de Estatística (INE) e da Direção Geral do Território (DGT) que permitiram compreender melhor os dados recolhidos no âmbito do projeto STRINGS e proceder a um mapeamento das relações de proximidade entre as lojas inquiridas nas cidades com as regiões de proveniência dos produtos. Com a integração dos SIG no projeto foi possível mapear as ligações entre a origem e destino dos produtos agroalimentares, bem como perceber as dinâmicas de organização e distribuição das lojas que os vendem em contexto urbano. Assim, foi possível verificar o aumento do interesse e do consumo dos produtos agroalimentares de origem rural e em resposta o aumento espontâneo deste tipo de lojas nas cidades analisadas, bem como diagnosticar o público-alvo das lojas e a influência espacial que estas têm nas respetivas cidades. Estas lojas além de comercializarem os produtos agroalimentares, também são promotores dos territórios rurais em ambiente urbano. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/31088 Y1 - 2021 PB - No publisher defined