TY: THES T1 - O cartaz como suporte de realidade aumentada A1 - Senra, Marco de Faria Arantes N2 - O cartaz é um artefacto comunicativo já intrínseco na sociedade moderna devido a todas as suas capacidades comunicativas ao nível da representação e pelas tecnologia (s) que lhe estão associadas e que lhe permitem comunicar com as pessoas. No entanto, este suporte compete nos dias de hoje com outros tipos de suportes comunicativos que são capazes de desempenhar o mesmo tipo de funções e agir em vários espaços dimensionais, como o espaço real e o espaço digital. Pode chamar-se a esta competição o paradigma da evolução tecnológica associada ao cartaz. Esta investigação visa responder a essa necessidade em que o cartaz se transpõe para um ambiente digital, onde este suporte possa alcançar um novo estágio evolutivo para comunicar a sua mensagem. Para isso, neste estudo foi utilizada a tecnologia da Realidade Aumentada, onde esta é capaz de agir no meio real e digital, conseguindo assim complementar-se com o cartaz de forma a propor uma mensagem capaz de suportar novos conteúdos e meios de comunicação para as pessoas. Metodologicamente, interessou a este projeto investigativo abordar literatura específica para sustentar teoricamente o projeto prático tendo ainda analisado estudos de caso. No desenvolvimento do trabalho prático, procurou-se estabelecer essa complementaridade tecnológica com o objetivo de aferir as possibilidades e constrangimentos da mesma. Consequentemente, esta componente prática demonstrou que o uso da RA no contexto do cartaz necessita de evoluir para uma vulgarização do uso desta tecnologia. Nesse sentido, novos estudos podem ser realizados com propostas que dependerão desse avanço. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/30295 Y1 - 2019 PB - No publisher defined