TY: THES T1 - O brincar na natureza: perceção dos pais sobre os seus efeitos no desenvolvimento das crianças A1 - Silva, Nadine Dias N2 - Programas de Educação na Natureza têm sido desenvolvidos em Portugal inspirados na ideologia do modelo Nature Kindergarten dos países escandinavos, com o objetivo de promover o brincar na natureza, o desenvolvimento holístico da criança e a aprendizagem ativa, incluindo o conhecimento e o respeito pela natureza. No entanto, são escassos os estudos acerca do que os pais percecionam e sentem acerca destes programas e do seu impacte nas crianças. O ?Projeto Limites Invisíveis? (LI) é um programa de Educação na Natureza, realizado em Coimbra e com diversas ofertas educativas, como os ?Programas Casa da Mata? (PCM), com a duração de 8 semanas que integra crianças entre os três e seis anos de idade, a frequentar a educação pré-escolar. O presente estudo descritivo e exploratório teve como objetivo identificar a perceção que os pais das crianças que participaram nos PCM têm acerca destes e de que modo percecionam o seu efeito no educando e na família. Espera-se, também, compreender se os pais constataram diferenças no desenvolvimento e na aprendizagem do educando após a participação nos PCM, avaliando, para o efeito, competências em três momentos: antes-PCM, pós-PCM e no momento do preenchimento do questionário online. A amostra constituiu-se de 89 pais de crianças que participaram nos PCM, entre fevereiro de 2017 e junho de 2019, e os dados foram recolhidos através de um questionário online elaborado com base nos resultados obtidos no projeto-piloto do LI. Os resultados indicaram que os pais consideram o PCM uma experiência positiva e benéfica para o desenvolvimento e a aprendizagem do seu educando, bem como para uma melhoria da dinâmica familiar. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/29473 Y1 - 2019 PB - No publisher defined