TY: THES T1 - Opus di Jazz em Choro: uma proposta de interpretação carioca do Opus di Jazz de Mike Mower A1 - Mascarenhas, Giselle N2 - Este trabalho é um projeto artístico submetido ao Programa de Mestrado em Música, no ramo de especialização em Performance da Universidade de Aveiro. Enquadrado como uma investigação artística, trata-se da construção alternativa de uma interpretação da Opus di Jazz (1997) do compositor Mike Mower. Este trabalho tem como tema central a exploração da performance na flauta transversa do encontro entre o Jazz e o Choro. Esta proposta interpretativa visa trazer a ambiência e as características que o Choro oferece, nomeadamente a empatia com o público, que acontece numa Roda de Choro. Assim, instrumentos como o pandeiro são incluídos nesta performance. Fazendo desta sonata um laboratório criativo, foram apresentadas propostas interpretativas que retratam a idiomática do Jazz, sendo reconfigurados na performance-viva, em forma de Choro. Para isto, os argumentos musicais desenvolvidos fazem referência, tanto a intérpretes de Jazz, como a intérpretes do Choro, tal como o flautista Altamiro Carrilho. Esta dissertação apresenta-se em duas partes, sendo a primeira dedicada à contextualização, reflexões sobre a liberdade interpretativa, o intérprete autônomo, a notação, e os processos de construção da performance. Aqui, efetuo um diálogo entre diferentes autores, com o intuito de fomentar uma discussão que auxilie nesta proposta interpretativa. Ainda na primeira parte, é apresentado um panorama contextual que demonstra um paralelo entre Mike Mower e compositores que transitam tanto na música erudita quanto na música popular. A sonata Opus di Jazz é enquadrada no final desta primeira parte, como um eixo de ligação destas duas vertentes musicais. A segunda parte deste projeto refere-se ao desenvolvimento do processo criativo, relatando os argumentos musicais que foram articulados e aplicados após ensaios, apresentações e inquietações surgidas ao longo do trabalho. Neste caso, também fizeram parte desta metodologia estudos de flauta específicos e técnicos, assim como os concertos realizados ao longo do curso, pertinentes para a construção da performance até ao Recital Final ? que foi gravado em DVD e anexado a este documento. Desse modo, o produto artístico baseou-se nas relações subjetivas e afetivas do intérprete, trazendo assim para a performance suas vivências da música popular brasileira, no intuito de desenvolver uma interpretação subjetivamente fundamentada da sonata de Mower, agora como: Opus di Jazz em Choro. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/28543 Y1 - 2019 PB - No publisher defined