TY: THES T1 - Competencialização colabor@tiva em educação de infância: com suporte numa plataforma supervisiva online A1 - Chélinho, Joana Maria Rodrigues N2 - O estudo que se apresenta resulta de um projeto de investigação-ação centrado na problematização de uma ?blended? supervisão pedagógica em educação de infância, ou seja, no ensaio de estratégias supervisivas online complementares às estratégias presenciais de acompanhamento e emancipação de (futuros) profissionais da infância. Como eixo estruturante do referencial formativo (concetual-práxico) optou-se pela pilotagem online do Sistema de Acompanhamento das Crianças (Laevers & Portugal, 2010), enquanto dispositivo organizador e promotor de competências experienciais (empíricas/analíticas, práticas/estratégicas, avaliativas, comunicacionais), que parecem ter sido potenciadas, reforçando-se igualmente a construção e socialização de um discurso coletivo sobre as próprias práticas. As participantes no projeto de investigação traduziram, nas suas narrativas de aprendizagens experienciais (pré)profissionais, ter explorado ?Um instrumento de trabalho muito importante?, ?para apurar o olhar? e ?despertar a minha atenção?, ?para conhecer melhor a individualidade das crianças?, ?para estruturar e refletir?, ?as condições do ambiente educativo?, ?dando voz às crianças?, ?continuando o trabalho?, ?para refletir/operacionalizar/ atualizar?, ?melhoramentos?. A plataforma Colabor@, desenvolvida para o efeito, revelou-se, segundo os dados obtidos, um ?entre-lugar? reflexivo e articulador entre as práticas concretas e a sua análise crítica, desenvolvida em partilha e debate de experiências e referenciais; uma oportunidade de construção autónoma, mas conjunta de saberes profissionais; um desafio (trans)formador de perspetivas acerca das crianças e do seu acompanhamento UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/27631 Y1 - 2019 PB - No publisher defined