TY: THES T1 - Avaliação do potencial de veículos conectados e autónomos para redução de consumos e emissões A1 - Andrade, Mario N2 - No setor dos transportes prevê-se um avanço tecnológico significativo, quer ao nível da introdução de sistemas inteligentes transportes cooperativos, quer através da progressiva introdução de veículos com um grau crescente de autonomia. Este avanço tecnológico pode originar ganhos significativos na segurança e eficiência do sistema de transportes. O principal objetivo desta Dissertação consiste no estudo do potencial dos veículos conectados e autónomos (CAV) na redução de consumos de combustível e de emissões de poluentes através de funções de desempenho operacional em diferentes tipologias de artérias rodoviárias. Neste trabalho foram selecionados quatro troços de vias rodoviárias de uma cidade portuguesa de média dimensão (Aveiro) para recolher dados retirados através de microssimulação com recurso ao software VISSIM. Tendo como objetivo avaliar o nível de emissões que advém da introdução de CAV na rede de tráfego é analisado um sistema com vários cenários representando taxas de penetração diferentes de CAV e é observado o impacto que estes têm nos veículos convencionais para os diferentes tipos de vias. Assim, de modo a antecipar o que acontece na infraestrutura rodoviária, são relacionados vários conjuntos de dados como as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) e a distribuição dos modos da potência especifica dos veículos (VSP, que relaciona a dinâmica de um veículo com as suas emissões de poluentes). Os resultados obtidos sugerem que é possível obter reduções das emissões com a introdução dos CAV no fluxo de tráfego dependendo das características da via. Também sobre este pressuposto é possível obter resultados positivos quando se trata da influência que estes veículos têm sobre os veículos convencionais e quanto maior a taxa de penetração, maior vai ser essa influência chegando a reduções de emissões de CO2 de 13%. Deste modo, reduções de aproximadamente 18% de emissões totais de CO2 são obtidas para estradas nacionais e reduções de 18% são obtidas para autoestrada com limitação de velocidade dos CAV. Para ambos os casos, o melhor resultado obtém-se para a maior taxa de penetração. No entanto, quando se trata de vias em meio urbano os resultados não são positivos chegando mesmo a ocorrer um aumento das emissões tanto para os CAV como para os veículos convencionais. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/26335 Y1 - 2018 PB - No publisher defined