TY: THES T1 - Investigação e reflexão colaborativas e desenvolvimento profissional: a didáctica da escrita na aula de inglês A1 - Castro, Maria Margarida da Costa N2 - O presente estudo, inscrito na área do desenvolvimento profissional dos professores de língua estrangeira no domínio da escrita processual, realizou-se no contexto da prática pedagógica dos alunosestagiários das licenciaturas em Português-Inglês da Universidade dos Açores. Aplicou-se uma metodologia de formação de tipo ecléctico - a ?investigação e reflexão colaborativas? - constituída por um conjunto variado de estratégias (seminários, investigação-acção, supervisão clínica e autoscopia reflexiva) e relações interpessoais (supervisão entre pares e colaborativa e colaboração intra e interinstitucional) com vista ao desenvolvimento profissional dos professores-estagiários, concebido como construção de conhecimento (do conteúdo e pedagógico do conteúdo escrita), aquisição de competências (transformação, ensino e reflexão) e desenvolvimento de atitudes (colaboração, espírito investigativo). O estudo visava (1) investigar a relação entre esta abordagem de supervisão, inscrita nos paradigmas de formação de tipo reflexivo/didáctico, investigativo e colaborativo, e o desenvolvimento profissional do professor e (2) contribuir para a compreensão de aspectos da mesma que promovem o desenvolvimento profissional do professor-estagiário. Para tal, colocaram-se as seguintes questões: Será que a investigação e a reflexão colaborativas promovem no professorestagiário (1) - o conhecimento do conteúdo escrita? (2) - o conhecimento didáctico/ pedagógico do conteúdo escrita? (3) - as competências promotoras desse conhecimento pedagógico do conteúdo (a transformação, o ensino e a reflexão)? (4) - atitudes facilitadoras do conhecimento pedagógico do conteúdo escrita (a colaboração e o espírito investigativo)? (5) Se sim, de que modo: quais as formas de relacionamento interpessoal e/ ou estratégias de formação que contribuem para essa ?nova compreensão?? Adoptou-se uma metodologia de investigação inserida num paradigma qualitativo, interpretativo: o estudo multi-caso de um núcleo de estágio, integrando três professoras. Os dados foram recolhidos através de questionários, entrevistas semi-directivas, observação directa (de aulas) e participante (nas várias sessões de trabalho), bem como através de análise documental, sendo, posteriormente, submetidos a procedimentos de análise do conteúdo. Os resultados obtidos indicam algum impacto da metodologia de formação no desenvolvimento profissional das professoras-estagiárias e indiciam que esta influência se ficou a dever, essencialmente, à articulação das diferentes estratégias e relações interpessoais promovidas. Sugerem, também, que este impacto varia de professora para professora consoante o seu conhecimento do conteúdo, as suas crenças e opiniões e aspectos atitudinais. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/26154 Y1 - 2000 PB - No publisher defined