TY: THES T1 - Avaliação de estratégias de disseminação de mensagens de emergência em redes veiculares A1 - Marques, Mónica Sofia Rodrigues N2 - Nas últimas décadas, a tecnologia e as telecomunicações têm sofrido uma evolução exponencial. Atualmente, cada vez mais as comunicações entre veículos assumem um papel importante no quotidiano de cada um de nós, quer seja pela necessidade de obter informações antecipadas acerca do percurso rodoviário que fazemos diariamente, ou até mesmo a distribuição de conteúdos urgentes e não urgentes. Deste modo, as redes veiculares surgem com algumas particularidades, tais como o tempo reduzido de contacto que leva à perda de ligações e conectividade, devido à mobilidade constante dos nós na rede, a sua dispersão geográfica e a densidade variável. Estas singularidades criam algumas fragilidades na rede e proporcionaram o aparecimento de um novo conceito denominado redes tolerantes a atrasos (Delay Tolerant Network (DTN)). Desta forma, o encaminhamento da informação é feita através de um mecanismo de Store-Carry-and-Forward (SCF), que resolve os desafios descritos anteriormente, permitindo que a informação chegue a todos os nós em situações onde não existe um caminho estabelecido extremo-a-extremo. O objetivo deste trabalho é o envio eficiente de mensagens de emergência entre veículos para informar sobre acidentes ou outros eventos, para que estas cheguem a todos os veículos (que se encontram numa área delimitada) no menor tempo possível e causando o menor overhead. De forma a tirar partido da localização, da direção, da velocidade ou do número de vizinhos que cada veículo tem num dado instante temporal, foram testadas e implementadas sete estratégias para disseminação de mensagens de emergência: Position-based Adaptative Broadcast (PAB), Position-based Adaptative Broadcast towards furthest neighbor Before Accident (PABBA), Speed-based Adaptative Broadcast to fastest Oncoming Neighbor Accident (SABONA), Most Active Connections based Adaptative Broadcast before Accident (MACABA), Position-based Adaptative Broadcast All Around (PAB2A), Speed-based Adaptative Broadcast All Around (SABAA) e Most Active Connections based Adaptative Broadcast All Around (MACAB2A). As estratégias PABBA, SABONA, MACABA têm como objetivo disseminar as mensagens de emergência apenas para trás do acidente, enquanto que as estratégias PAB, PAB2A, SABAA e MACAB2A têm como objetivo disseminar as mensagens de emergência nas várias direções. No caso das estratégias PAB, PABBA, SABONA, MACABA é escolhido um nó para retransmitir as mensagens a cada salto da mensagem; nas estratégias restantes é escolhido mais do que um nó para retransmitir as mensagens, sendo escolhido um nó para retransmitir a mensagem para cada uma das direções, sendo escolhidos no máximo 6 nós retransmissores por salto. Inicialmente, a mobilidade dos veículos com a ocorrência de um acidente foi gerada no SUMO. Posteriormente, foi estabelecida a conetividade entre os veículos e feita a compatibilidade entre o simulador de mobilidade (SUMO) e o emulador de Vehicular Ad hoc NETworks (VANETs) (mobile Opportunistic Vehicular Emulator for Real Scenarios (mOVERS)), no qual foram implementas as estratégias e avaliado a eficiência destas, por forma a escolher a melhor estratégia, tendo em conta, a taxa de entrega e o overhead causado. Conclui-se que a melhor estratégia é a SABAA, uma vez que permite ter taxas de entrega melhores na maioria dos cenários testados e um baixo . overhead na rede. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/25019 Y1 - 2018 PB - No publisher defined