TY: THES T1 - Modelação da qualidade do ar interior A1 - Silva, Sara Alexandre N2 - O objetivo principal desta tese consiste em aprofundar o conhecimento sobre a qualidade do ar interior, através da aplicação de uma ferramenta numérica para o cálculo das concentrações de poluentes no ar interior. A utilização de um modelo numérico permitiu avaliar quantitativamente o impacto de diferentes medidas de melhoria da qualidade do ar interior, através da simulação de cenários. Neste trabalho, foi utilizado o modelo numérico de balanço de massa, CONTAM, para caracterizar a qualidade do ar interior em instituições de ensino, em termos das concentrações de dióxido de carbono, monóxido de carbono e material particulado. Os dois casos de estudo foram uma sala de aula da Escola Básica da Glória e um Gabinete do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, ambos situados em Aveiro. Os resultados obtidos através da aplicação do modelo CONTAM foram comparados com valores medidos no decorrer de campanhas de monitorização. No caso da Escola Básica da Glória verificou-se uma boa concordância entre os valores simulados e medidos de dióxido de carbono e uma concordância razoável no que se refere ao monóxido de carbono. Relativamente ao material particulado, verifica-se que os valores simulados não conseguem refletir valores de pico medidos no interior da sala de aula. Atendendo aos valores obtidos no interior da sala, optou-se por estabelecer e simular vários cenários alternativos à situação base, com o objetivo de maximizar a qualidade do ar interior da sala. Nestes cenários, variaram-se os horários de abertura e permanência da porta e das janelas da sala de aula. Concluiu-se que o cenário que regista uma qualidade do ar interior mais favorável, isto é, que mantém os gases poluentes referidos com concentrações mais baixas, é aquele em que a porta era aberta pontualmente para entrada e saída dos alunos da sala e em que se manteve uma janela meio aberta durante todo o dia. Na aplicação do modelo ao gabinete do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, conclui-se que o modelo é válido na simulação do dióxido de carbono. Não foram criados cenários de melhoria para o gabinete por se considerar que o comportamento dos seus utilizadores é eficaz na diminuição das concentrações de dióxido de carbono no ar interior. A partir desta tese é possível concluir que o modelo CONTAM pode ser utilizado na avaliação de cenários alternativos com o objetivo de maximizar a qualidade do ar interior em instituições de ensino. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/18622 Y1 - 2016 PB - Universidade de Aveiro