TY: THES T1 - Desenvolvimento de um courseware didático para a abordagem do tópico menstruação no 2º CEB A1 - Almeida, David Duarte de N2 - A escassez de Recursos Didáticos para o ensino do tópico relacionado com a menstruação no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), concebidos numa perspetiva de Ensino por Pesquisa (EPP) e segundo a orientação Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS), incitou o desenvolvimento de um courseware com essas características. Neste quadro, o presente estudo foi realizado com o propósito de desenvolver um Courseware para a abordagem do tópico referente à menstruação, no 2.ºCEB, com foco no EPP e na orientação CTS. Tal processo envolveu três etapas base: i) Conceção e planeamento (das atividades e do storyboard); ii) Produção (do protótipo do software, do guião de registos do aluno [GRA] e do guião orientador para o professor [GOP]); e Validação (do courseware). No seguimento da finalidade do estudo formulou-se a questão de investigação: ?Quais as potencialidades do courseware desenvolvido para promover aprendizagens no âmbito do subdomínio ?reprodução no ser humano?, atendendo: a aspetos didático-pedagógicos, a aspetos tecnológicos e ao rigor científico??. Na sequência da finalidade do estudo e da questão de investigação optou-se por uma metodologia de desenvolvimento, de cariz qualitativo, e pela implementação da técnica de inquérito para a recolha de dados. Para o efeito, construíram-se questionários, que foram administrados a um painel de peritos constituído por especialistas em Didática e Multimédia em Educação, ambos com investigação envolvendo o desenvolvimento de courseware sobre temáticas de Biologia. Os resultados obtidos sugerem que o courseware desenvolvido apresenta potencialidades para promover aprendizagens no âmbito do tópico da menstruação. Evidencia potencialidades tecnológicas (como a atratividade e qualidade gráficas e a adequação da ajuda às atividades), potencialidades de rigor científico (como os conteúdos subjacentes às atividades e a linguagem utilizada no courseware) e potencialidades didático-pedagógicas (como a introdução das perspetivas CTS e EPP na abordagem da menstruação). Dos resultados emergiram ainda aspetos a melhorar para promover as potencialidades do courseware, nomeadamente em termos da formulação de algumas questões e no que respeita à interface do protótipo do software. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/18389 Y1 - 2016 PB - Universidade de Aveiro