TY: THES T1 - Potenciação do trabalho de casa como contexto para o desenvolvimento da argumentação no 2º ciclo do ensino básico A1 - Pereira, Inês Canha dos Santos N2 - Os enormes avanços que se têm vindo a sentir na Ciência e na Tecnologia potenciaram transformações que se repercutem nas sociedades atuais. Essas transformações geraram alguns problemas de caráter sócio ambiental que têm vindo a ser debatidos não só entre a comunidade científica, mas também pela população em geral. Face à importância crescente de promover uma educação em Ciências que permita a participação de todos os membros da sociedade em questões científico-tecnológicas, este estudo teve como finalidade desenvolver um conjunto de atividades de aprendizagem, genericamente designadas de desafios, propostas como trabalho de casa, promotoras da capacidade de argumentação e da construção/mobilização de conhecimentos científicos, num quadro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Com uma metodologia assente num plano de investigação de estudo de caso, foi realizado o estudo com uma turma de 30 alunos, do 5.º ano de escolaridade, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que, os alunos realizaram três atividades de aprendizagem: ?Lince Ibérico em vias de extinção?, ?Desflorestação da Amazónica? e ?Utilização de pesticidas na agricultura?, com o foco no desenvolvimento da capacidade de argumentação e na construção/mobilização de conhecimento científico. Foram recolhidos dados através da análise das produções escritas dos alunos, utilizando, para tal, instrumentos de análise baseados num referencial relativo à capacidade de argumentação e aos conhecimentos científicos subjacentes. Os resultados obtidos sugerem que as atividades desenvolvidas contribuíram para a promoção da capacidade de argumentação bem como para a construção/mobilização de conhecimento científico. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/18386 Y1 - 2016 PB - Universidade de Aveiro