TY: THES T1 - O impacto da qualidade da auditoria na rendibilidade das ações A1 - Hanjam, Fernando N2 - A relação entre a qualidade da auditoria e as informações financeiras das empresas tem atraído muito o interesse dos stakeholders tendo, até ao presente, os resultados primado por alguma inconsistência. A presente tese investiga o impacto da qualidade da auditoria, medida em função das demonstrações financeiras serem ou não auditadas por uma big, na rendibilidade das ações, quer medida diretamente, quer através da influência que pode exercer no efeito de determinadas características das empresas na rendibilidade das ações. Para a elaboração do estudo, recorreu-se à metodologia de dados em painel. O trabalho tem por base uma amostra de 93 empresas com títulos cotados no mercado de capitais da Indonésia, pertencentes ao setor da indústria, para o período compreendido entre 2010 e 2014, num total de 465 observações. Posteriormente, foram consideradas duas subamostras, sendo a amostra global dividida, de acordo com a natureza dos resultados apresentados pelas empresas (lucros ou prejuízos). Ao contrário do que era esperado, não se encontrou evidência de uma relação positiva e significativa entre a qualidade da auditoria e a rendibilidade das ações, nem quando analisada diretamente, nem quando analisada através do seu efeito na relação entre os fatores específicos das empresas e a rendibilidade das ações. Apenas se encontra evidência desse efeito quando se divide a amostra de acordo com a natureza dos resultados (positivos e negativos), e apenas para a subamostra das empresas que apresentam um resultado negativo. Em termos gerais, os resultados evidenciam uma relação positiva e significativa entre o crescimento dos resultados e o crescimento do ativo total com a rendibilidade das ações. Uma conclusão importante que se pode extrair desta tese é que a natureza dos resultados (positivos ou negativos) influencia a relação entre a qualidade da auditoria e alguns fatores das empresas, em concreto, o crescimento dos resultados, e a rendibilidade das ações, tornando-se esta relação mais forte para as empresas que apresentam resultados positivos. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/17245 Y1 - 2016 PB - Universidade de Aveiro