TY: THES T1 - Sono e esquemas mal-adaptativos precoces em estudantes do ensino superior A1 - Rodrigues, Patrícia Sofia Monteiro N2 - Contextualização: Recentemente tem-se verificado um aumento do número de estudos que relacionam conceitos da personalidade, tais como os Esquemas Mal-adaptativos Precoces (EMP), com a psicopatologia e com outras condições, tais como a obesidade, a dor crónica e o comportamento sexual agressivo. No entanto, a investigação acerca da relação entre os problemas de sono e os EMP encontra-se ainda numa fase inicial. Objetivos: Os objetivos do presente estudo foram investigar uma potencial relação entre os EMP e a má qualidade de sono em estudantes do ensino superior e observar que EMP apresentavam associações de maior magnitude com a qualidade de sono nesta população específica. Métodos: Estudantes de diversas universidades e institutos de ensino superior de Portugal foram convidados a responder a uma versão online dos questionários Escala Básica de Sintomas de Insónia e Qualidade de Sono (BaSIQS) e Questionário de Esquemas de Young (YSQ-S3). A partir da amostra total obtida de estudantes do ensino superior de nacionalidade portuguesa (N = 1253) foi selecionada uma primeira subamostra (n1 = 409), usando como critérios de inclusão a idade (entre os 18 e os 25 anos) e as pontuações extremas de qualidade de sono da BaSIQS (má versus boa qualidade de sono). A partir da n1 extraiu-se uma segunda subamostra de participantes (n2 = 249), com características de um estudante ?típico? do ensino superior (estatuto de aluno ordinário, solteiro, sem filhos, sem problemas de saúde, não medicado). Para estudar a relação entre os EMP, medidos pelo YSQ-S3, e a qualidade de sono foi aplicada uma MANOVA (Análise de Variância Multivariada) para cada um dos cinco domínios esquemáticos (?Distanciamento e Rejeição?, ?Autonomia e Desempenho Deteriorados?, ?Limites Deteriorados?, ?Influência dos Outros? e ?Vigilância Excessiva e Inibição?), para ambas as subamostras (n1 e n2). Resultados: No que diz respeito à n2, os estudantes com má qualidade de sono apresentaram níveis significativamente mais elevados dos EMP ?Abandono/ Instabilidade?, ?Desconfiança/ Abuso?, ?Isolamento Social/ Alienação? (Domínio ?Distanciamento e Rejeição?), ?Vulnerabilidade ao Mal e à Doença? (Domínio ?Autonomia e Desempenho Deteriorados?), ?Grandiosidade/ Limites Indefinidos? (Domínio ?Limites Deteriorados?), ?Autossacrifício? (Domínio ?Influência dos Outros?) e ?Negativismo/ Pessimismo? (Domínio ?Vigilância Excessiva e Inibição?). Conclusões: Estes dados mostram que os EMP estão associados à má qualidade de sono. No entanto, são necessários estudos adicionais para melhor compreender esta relação e a sua implicação na prática clínica. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/15624 Y1 - 2015 PB - Universidade de Aveiro