TY: CHAP T1 - Programa de Formação Avançada de Docentes do Ensino Superior da Universidade de Aveiro: avaliação de um percurso A1 - Ramos, Fernando A1 - Huet, Isabel A1 - Costa, Nilza A1 - Sousa, Dayse Neri de N2 - Este artigo parte do pressuposto da importância da formação pedagógica dos docentes do Ensino Superior, como um dos elementos-chave para se conseguir a almejada qualidade do processo de ensino e aprendizagem. O seu principal objectivo é descrever, fundamentadamente, e reflectir, através de resultados de um estudo de avaliação, sobre uma experiência na Universidade de Aveiro/UA (Portugal) em desenvolvimento desde 2005. Esta experiência inclui a concepção, implementação e avaliação de três Cursos de Formação avançada de docentes do Ensino Superior da responsabilidade da UNAVE. Até ao momento frequentaram estes Cursos 328 docentes da UA e de outras instituições de Ensino Superior portuguesas. Os resultados de avaliação dos Cursos, analisados neste artigo através das respostas dos seus participantes a um questionário, apontam para o papel positivo que os mesmos desempenharam e abrem pistas para o desenvolvimento de Cursos noutros domínios. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/12982 Y1 - 2012 PB - Educación Editora