TY: THES T1 - A educação para o desenvolvimento sustentável: o courseware Sere: sua implementação no 2º ano de escolaridade A1 - Azevedo, Ana Rita Pinto N2 - As questões relativas à Sustentabilidade do Planeta são cada vez mais debatidas e, para as quais, a Educação em Ciências pode constituir-se como uma via para a sua melhor compreensão desde os primeiros anos de escolaridade. Além disso, vivemos numa época de tecnologias, onde a informação se encontra cada vez mais acessível. Neste contexto, as tecnologias surgem como um potencial recurso para desenvolver a temática da sustentabilidade com os alunos. Nesta perspetiva o presente trabalho propõem-se avaliar o impacte das atividades relacionadas com as florestas do Courseware Sere, na mudança de conceções e no desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Assim sendo, formulou-se como questão de investigação: ?Quais os contributos das atividades, relacionadas com a temática ?Florestas?, inseridas no Courseware Sere, no desenvolvimento de conhecimentos e capacidades de pensamento em alunos do 2º ano de escolaridade? O estudo assentou numa investigação-ação do tipo qualitativo, sendo implementado numa turma do 2º ano do Ensino Básico de uma escola do concelho de Aveiro em Portugal. Foram implementadas 5 sessões; a primeira, consistiu na implementação de um questionário de levantamento das ideias dos alunos; as três seguintes foram dedicadas à implementação das referidas atividades do Courseware Sere; por último, foi preenchido um esquema conceptual. Como instrumentos de recolha de dados utilizou-se o referido questionário, o qual foi concebido e validado para este estudo, os registos dos alunos na resposta às atividades do guião do aluno do citado Courseware Sere, bem como o diário da investigadora. Os resultados obtidos apontam para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, como os relativos aos produtos lenhosos, bem como de algumas capacidades de pensamento; revelaram também dificuldades, como as relativas à identificação de medidas de proteção florestal. Concluiu-se que as atividades implementadas contribuíram para o desenvolvimento de conhecimentos e de algumas capacidades (mesmo que a um nível ainda incipiente). O estudo constitui-se como um contributo, ainda que modesto, na medida que apresenta evidências de como o Courseware Sere ajuda no desenvolvimento de conhecimentos e de capacidades em crianças do 2º ano de escolaridade. Apresenta também evidência de como esta temática pode ser trabalhada com alunos dos primeiros anos de escolaridade. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/12975 Y1 - 2013 PB - Universidade de Aveiro