TY: THES T1 - Análise e modelização de problemas de localização-distribuição A1 - Barreto, Sérgio dos Santos N2 - Uma investigação sobre a abordagem integrada de Problemas de Localização e Distribuição é o objecto de estudo desta Tese. A localização-distribuição está presente na vida diária das pessoas, empresas e países, em tomadas de decisão que, frequentemente, devido à sua complexidade, exigem modelos fiáveis que as possam apoiar. O enquadramento logístico da Localização-Distribuição, a visualização histórica dos progressos da investigação em Problemas de Localização-Distribuição, a sua definição, modelização e resolução são temas abordados neste trabalho, propondo em cada etapa soluções que se pretende sejam simplificadoras e inovadoras. A tese está dividida em duas partes. A primeira tem por fim efectuar uma abordagem genérica sobre Problemas de Localização-Distribuição, identificados como parte de um sistema logístico mais vasto. Como consequência de uma revisão bibliográfica intensiva e anotada, os documentos dedicados ao estudo de Problemas de Localização-Distribuição são organizados segundo um esquema que, por um lado, revela as tendências de investigação, por outro, sugere a emergência de sub-áreas como a de Localização-Distribuição com Caminhos. No seguimento desta fundamentação geral é ainda proposta uma taxonomia de base posicional e apresentado um estudo comprovativo da natureza de complexidade NP-completa deste tipo de problemas. A segunda parte da tese inicia-se com a definição de um Problema de Localização-Distribuição com Capacidade que integra as características teóricas mais elementares da localização e distribuição e, em simultâneo, representa muitas das aplicações práticas deste tipo de problemas. Este apelo à máxima simplicidade de definição tem como objectivo a criação de um modelo de referência na área dos Problemas de Localização-Distribuição que possa servir de base de trabalho sólida para a restante investigação. A construção de modelos matemáticos com dois e três índices para o caso orientado e não orientado é a tarefa que se segue. Apesar da extraordinária complexidade destes problemas, é proposto um algoritmo de resolução exacta que permite resolver alguns problemas de pequena dimensão e obter limites inferiores para problemas maiores. A integração de diversas técnicas de agrupamento na construção de algoritmos heurísticos conduziu à avaliação das potencialidade dos métodos hierárquicos e não hierárquicos, assim como de várias medidas de proximidade. A pesquisa de algoritmos eficientes para resolução do Problema de Localização-Distribuição com Capacidade mostra, mais uma vez, que é no cruzamento de duas áreas científicas aparentemente distintas, Análise de Grupos e Investigação Operacional, que pode ser encontrada a oportunidade de investigação que esta tese relata. ABSTRACT: An investigation about the integrated approach of Location and Routing Problems is the object of study of this thesis. The location-routing is present in the daily life of people, companies and countries, as well as in decision-taking that frequently, due to its complexity, demands relying models to support them. The logistic framing of Location-Routing, the historical visualization of the research progress in Location-Routing Problems, its definition, mathematical models and resolution are subjects to be dealt with in this work, considering in each stage solutions intended to be simple and innovative. The thesis is divided in two parts. The first one has the purpose of carrying out a generic approach on Location-Routing Problems, identified as part of a vaster Logistic System. As consequence of an intensive and annotated bibliographical revision, the documents dedicated to the study of Location-Routing Problems are organized according to a scheme that on the one hand discloses the research trends and on the other suggests the emergency of sub-areas such as that of Location-Routing with chains. In the pursuing of this general goal, it is also proposed a positional base taxonomy and presented a confirming study of NP-complete nature of this type of problems. The second part of the thesis starts with the definition of a Location-Routing Problem with Capacity that integrates the more elementary theoretical characteristics of the localization and distribution and, simultaneously, represents many of the practical applications. This appeal to the maximum simplicity of definition has the purpose of creating a reference model in the area of the Location-Routing Problem that can serve as a set of solid working rules for the remaining study. The construction of mathematical models with two and three indexes for the oriented and non-oriented cases is the task that follows. Despite the extraordinary complexity of these problems, it is proposed an exact algorithm that allows for the resolution of some small dimensional problems and for the obtaining of lower bounds for bigger problems. The integration of diverse clustering techniques in the construction of heuristic algorithms leads to the evaluation of the potentiality of the hierarchical and non-hierarchical methods, as well as to some measures of proximity. The search for efficient algorithms to solve the Location-Routing Problem with Capacity shows, one more time, that it is in the crossing of two apparently distinct scientific areas, Operational Research and Cluster Analysis, that the inquiry chance presented in this thesis can be found. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/1850 Y1 - 2004 PB - Universidade de Aveiro