TY: THES T1 - Utilização da técnica Synectics em sala de aula no ensino superior: no contexto do mestrado em Comunicação Multimédia A1 - Pereira, Andreia Ana Lopes N2 - O presente estudo teve como principal objetivo perceber o contributo do uso da Técnica Synectics no desenvolvimento do potencial criativo do aluno, a fim de se saber se a sua aplicação é ou não uma mais-valia para os alunos universitários num contexto específico. Assumindo uma natureza qualitativa, pretende alcançar-se uma visão holística do contexto em estudo e captar os dados, partindo das perceções dos próprios intervenientes no estudo de caso. Portanto, esta investigação envolve o estudo intensivo e detalhado de um pequeno grupo, formado por alunos do ensino superior, a frequentar o Mestrado em Comunicação Multimédia, na Universidade de Aveiro, no 2º semetre do ano letivo de 2013/2014. Recorre a escalas de medida, entre as quais o Teste ?Pensando Criativamente? de Torrance, traduzido e validado por Oliveira (1992) e o Teste de Diagnóstico, desenvolvido na disciplina de Criatividade na Comunicação Multimédia, para se poder cumprir com os objetivos definidos neste estudo. Concluiu-se, pelos dados coligidos e pela respetiva análise, que a aplicação da técnica Synectics não só ajudou os alunos a desenvolverem o seu potencial criativo, como também ajudou-os a reconhecerem melhor o seu perfil criativo. Logo, estes resultados indicam que se deve recorrer a técnicas criativas, neste caso em particular ao Synectics. Esta técnica é considerada uma mais-valia para os alunos do Mestrado em Comunicação Multimédia, pois contribui para desenvolver a flexibilidade, a originalidade e a fluência de respostas, por parte dos alunos, e, simultaneamente, desenvolve e incentiva o pensamento divergente. De acordo com Guilford (apud Alencar, 2010), são as habilidades do pensamento divergente aquelas que mais diretamente estão envolvidas no pensamento criativo. Assim, é fundamental promover técnicas criativas que recorram ao pensamento divergente, pois assim estar-se-á a contribuir para a produção de ideias únicas, úteis, diferentes, originais e dignas de maior elaboração. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/12919 Y1 - 2014 PB - Universidade de Aveiro