TY: CONF T1 - Autonomia e tecnologias: duas faces da mesma moeda à luz de bolonha A1 - Pais, Sónia A1 - Cabrita, Isabel N2 - O Processo de Bolonha veio reforçar, nas IES, a assunção de um novo paradigma ao nível do processo educativo. Assim, defende-se um ensino mais centrado na aprendizagem, o que concorre para a autonomia do aluno. E considera-se que as tecnologias informáticas poderão desempenhar um papel fundamental nesse processo. Assim, desenvolveu-se um estudo de caso, envolvendo alunos do curso de Engenharia Alimentar, que perseguiu como principal objetivo avaliar o impacte da exploração diferenciada da plataforma de ensino assistido desenvolvida pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE), como complemento à abordagem didática da unidade temática ?Cálculo Integral em IR?. Neste artigo, discute-se a sua ressonância ao nível do desenvolvimento de competências de autonomia e concluiu-se que, apesar de reconhecerem potencialidades à plataforma, um número considerável de alunos preferia uma abordagem mais tradicional. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/10908 Y1 - 2013 PB - Centro de Competência TIC do Instituto de Educação da Universidade do Minho