TY: THES T1 - O processo de ensino e de aprendizagem dos numerais decimais no 1º ciclo do ensino básico e a construção de uma (nova) cultura matemática A1 - Maia, Isabel Maria de Oliveira Vizinho N2 - A correcta construção de significados relativos ao conceito de numerais decimais pelos alunos revela-se de fundamental importância quer para uma sólida construção do conceito estruturante mais amplo ? o conceito de número ?, quer para o sucesso no prosseguimento dos estudos, quer para resolver, de forma correcta, os problemas do dia-a-dia, pessoal/profissional, como também, para participar na comunicação matemática que diariamente se estabelece na actual sociedade. Tal importância, corroborada por grande parte dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, reafirma-se na sua integração nos programas curriculares desse nível de escolaridade e nos vários estudos, sobre o assunto, desenvolvidos por uma comunidade científica de reconhecido mérito. No entanto, os alunos revelam uma inadequada apropriação dos conceitos em causa, que se manifesta, nomeadamente, na dificuldade de resolução de problemas e de situações problemáticas quer inerentes à área de Matemática, quer relativas a outros campos disciplinares, quer mesmo à vida real, envolvendo o conteúdo em causa. Tal dificuldade poderá ter na sua origem aspectos inerentes, quer à complexidade do conceito, quer a uma inadequada abordagem na escola, sustentada quer pela falta de orientações específicas por parte dos actuais programas, quer pela escassez e inadequada exploração de materiais didácticos apropriados que, muitas vezes, se resumem ao manual escolar. A construção de uma análise e gestão curriculares capazes de proporcionar alguns instrumentos facilitadores do ensino e da aprendizagem deste tema, passa, necessariamente, por uma visão da Matemática que não se quer instrumental, pura, abstracta, desligada do real e doutras áreas científicas, imutável e pelo atendimento às mais recentes orientações para o seu ensino, sustentadas por uma das teorias de aprendizagem que se tem revelado como uma das mais promissoras ? a teoria construtivista, no seu mais variado espectro. Desta forma, construímos e implementámos uma experiência pedagógica que perseguia como principal finalidade avaliar o impacto de uma visão diferente da Educação Matemática sustentada pela utilização de estratégias inovadoras, evidenciando conexões várias e apoiadas por uma adequada exploração de materiais seleccionados/produzidos segundo uma perspectiva de resolução de problemas, em ambiente de sala de aula, na planificação e implementação do tema dos numerais decimais, junto dos alunos e professores envolvidos. A investigação desenvolvida, alicerçada na Teoria das Funções Semióticas, sugere que a experiência contribui para: uma melhoria considerável nos desempenhos dos alunos, quer ao nível dos produtos, quer ao nível dos processos utilizados na resolução das tarefas propostas; o desenvolvimento profissional dos professores relacionado com um conhecimento mais aprofundado do objecto matemático dos numerais decimais, nas suas dimensões epistemológicas, semióticas e didácticas e, em última instância, para a construção duma (nova) cultura matemática. As principais implicações deste estudo integram-se, assim, na Gestão Curricular do 1º CEB, propondo-se alterações ao nível da formação de professores, dos programas e suas orientações, dos manuais escolares e da exploração de materiais manipulativos e tecnológicos. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/10864 Y1 - 2002 PB - Universidade de Aveiro