TY: THES T1 - Indicadores para medir o empreendedorismo em regiões Europeias A1 - Martins, Susana Paula Leitão da Silva N2 - Os indicadores para medir e comparar o empreendedorismo entre regiões são instrumentos importantes para compreender o desenvolvimento económico e social e estruturar acções para melhorar a situação dos países e regiões menos desenvolvidas. Os indicadores de empreendedorismo existentes são insuficientes para avaliar, medir e comparar o empreendedorismo em regiões, dado que não abrangem conjuntamente os aspectos económicos e sociais que contribuem para o desenvolvimento e competitividade regional. Esta tese estrutura e define indicadores de empreendedorismo nas áreas empresarial e social. A partir da análise de indicadores do empreendedorismo existentes e de uma revisão da literatura na área do empreendedorismo económico e social, é efectuada, através do processo indutivo, uma selecção e definição de indicadores capazes de medir, de uma forma mais integrada e abrangente, o empreendedorismo a nível espacial, seja em cidades, regiões ou países. Numa tentativa de categorização e conceptualização, foram agrupadas e testadas seis categorias de indicadores no que foi chamado ?painel de indicadores de empreendedorismo?: empresas, recursos humanos, inovação, economia social, iniciativa e conhecimento definidas as vantagens a desvantagens da sua aplicação, precauções de interpretação, compatibilidade e complementaridade. ABSTRACT: Benchmarking indicators to measure and compare entrepreneurship in regions are important tools to understand economic and social development and to design actions intending to improve the situation of the less developed ones. The existent indicators are insufficient to evaluate measure and compare entrepreneurship in regions, because they don?t relate the economic and social aspects that contribute to regional development and competitiveness. This thesis tries to structure and define entrepreneurship indicators in economic and social areas. Through the analyses of existent entrepreneurship indicators and a literature review in the field of economic and social entrepreneurship, using an inductive process, it is made a selection and definition of indicators capable of measuring, in an integrated and global way, entrepreneurship at spatial level, in cities, regions and countries. In an attempt of categorization and conceptualization, six categories of indicators were grouped and tested, in what we called ?entrepreneurship scoreboard?: enterprises, human resources, innovation, social economy, initiative and knowledge. In this document, those indicators will be defined, along with advantages and disadvantages of their application, precautions regarding their interpretation, compatibility and complementarity?s. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/1516 Y1 - 2006 PB - Universidade de Aveiro