TY: THES T1 - Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura: a leitura tem sons A1 - Silva, Filipa Catarina Dias da N2 - O presente estudo teve como principal finalidade aferir a importância da Expressão Musical no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar. Concretizou-se através de uma intervenção didática que incluía cinco sessões, no decurso das quais recorremos a canções e obras da literatura infantil. Foram propostas atividades relacionadas com o desenvolvimento da compreensão na leitura, nomeadamente da consciência fonológica, que nos permitiram recolher dados para análise. A partir da análise de conteúdo dos dados recolhidos, pudemos constatar que ambientes educativos que promovam o acesso à Expressão Musical (envolvendo o ritmo, a harmonia e a melodia da musicalidade) farão com que a criança desenvolva vários conhecimentos e adquira diferentes competências importantes para a sua formação como um todo integrado. Constatámos também que o contacto precoce com a música interfere positivamente na aquisição e desenvolvimento de competências associadas à compreensão na leitura, nomeadamente no que se refere à consciência fonológica. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/9998 Y1 - 2012 PB - Universidade de Aveiro