TY: THES T1 - Conceção de plataforma de mobilidade individual de locomoção manual A1 - Ferreira, Álvaro Miguel Nunes N2 - O desenvolvimento de uma plataforma de mobilidade individual de locomoção manual teve como objetivo criar um novo conceito de produto que fosse diferenciador relativamente aos produtos de mobilidade individual mais comuns, tal como a bicicleta, mas ao mesmo tempo essa diferenciação assentar num acréscimo de funções disponíveis para utilizador e simultaneamente poder abranger uma gama mais vasta de utilizadores que estariam excluídos da utilização dos meios de mobilidade mais comuns. Neste ponto o desafio do presente trabalho foi conceber uma plataforma que pudesse ser utilizada em atividades de lazer, recondicionamento físico, por jovens desportistas e por utilizadores com limitações funcionais ao nível dos membros inferiores e mesmo problemas de equilíbrio, situações associadas a utilizadores com idade avançada. Tendo em consideração o enquadramento descrito, o modo de propulsão selecionado para a plataforma foi com recurso aos movimentos dos membros superiores do utilizador. Com base numa análise de benchmarking às soluções existentes de locomoção associadas aos membros superiores, e também aos aspetos biomecânicos associados a cada uma destas, foi selecionado o princípio do movimento da remada, associado à prática do remo, para modo de propulsão da plataforma. A partir deste ponto aplicou-se um referencial de projeto e engenharia de produto que passou pela aplicação de um conjunto de ferramentas que tentaram sistematizar e hierarquizar a informação necessária à conceção e projeto da plataforma tais como: identificação das necessidades dos clientes, seleção e valores alvo das especificações técnicas da plataforma e estabelecimento da sua relação através da casa da qualidade (QFD) com as necessidades do cliente, geração e seleção de conceitos para as diferentes funções da plataforma, teste do conceito com modelos virtuais, definição de arquitetura e modularidade, estabelecimento do design industrial, estimativa de custo e quantidade vendida, utilização das ferramentas de design robusto como a análise do modo de falha e efeito cliente (AMFE) e plano de experiências (DOE). Numa fase posterior procedeu-se à modelação geométrica da plataforma com recurso a sistemas CAD e verificação do seu dimensionamento com ferramentas de análise estrutural (CAE), com base no método de elementos finitos e também com procedimentos analíticos. Finalmente procedeu-se à elaboração dos desenhos de definição para cada componente com a aplicação da cotagem funcional e listagem dos componentes. Em complemento procedeu-se à construção de uma maquete à escala para apresentação e promoção do conceito da plataforma. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/9724 Y1 - 2012 PB - Universidade de Aveiro