TY: THES T1 - Analysis of injuries resulting from impacts with motorcycle helmets A1 - Fernandes, Fábio António Oliveira N2 - Neste trabalho efetua-se uma avaliação do desempenho de um capacete rodoviário já comercializado e aprovado pela maioria das normas de segurança atuais. Este desempenho é avaliado através da reprodução fidedigna de impactos semelhantes aos que ocorrem comumente em acidentes reais, onde ambos os movimentos, translacionais e rotacionais estão presentes. Duas validações foram realizadas por comparação com resultados experimentais: uma relativa ao modelo constitutivo do poliestireno expandido, que integra a camada de absorção de energia do capacete e outra relativa aos valores das acelerações do centro de gravidade da cabeça após os impactos definidos pela norma de segurança ECE R22. Após validação, um impacto oblíquo foi simulado e os resultados foram comparados com os valores limites de traumatismo craniano, a fim de prever as lesões na cabeça resultantes de acelerações rotacionais, não previstas na norma referida. A partir desta comparação, concluiu-se que lesões cerebrais, tais como concussão e lesão axonal difusa podem ocorrer mesmo com um capacete rodoviário que foi aprovado pela maioria das normas atuais, e apenas replicando um impacto que vulgarmente é observado em colisões reais. As mesmas lesões foram previstas após avaliação das lesões num impacto da norma ECE R22 com uma cabeça biomecânica modelada em elementos finitos. As conclusões apontam para uma recomendação assertiva no sentido de que os efeitos decorrentes de desacelerações rotacionais devem também ser contemplados pelas normas de segurança vigentes e que os procedimentos de teste actuais devem ser melhorados, especialmente a cabeça de teste, a qual não é capaz de prever lesões, para promover a segurança entre os motociclistas. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/9542 Y1 - 2012 PB - Universidade de Aveiro