TY: THES T1 - Aplicação de métodos geofísicos e mecânicos a pavimentos rodoviários A1 - Oliveira, Miguel André Moreira Martins de N2 - O presente trabalho visa estudar os principais métodos geofísicos e mecânicos passíveis de serem utilizados na caracterização de pavimentos rodoviários flexíveis. Nesse contexto, apresenta duas componentes essenciais: uma fortemente ligada à área da Geofísica ; e outra mais ligada aos métodos habituais de caracterização das camadas que constituem os pavimentos rodoviários. Destacam-se como objectivos fundamentais, avaliar a utlidade dos métodos geofísicos na caracterização de pavimentos rodoviários, estudar a aplicabilidade do método MASW para estimar os módulos de deformabilidade das camadas de uma estrutura de pavimento, e correlacionar os respectivos módulos com os obtidos segundo a aplicação de ensaios mecânicos. Em Portugal, ainda não se verifica uma utilização tão frequente dos métodos geofísicos, como acontece em alguns países europeus. Se a metodologia Georadar apresenta alguma difusão, mais não seja a nível académico, o mesmo não pode ser dito acerca dos métodos sísmicos aplicáveis a pavimentos rodoviários. Entre estes, destacam-se os métodos sísmicos de superfície, estudados por alguns investigadores com o intuito de determinar o perfil de velocidades das ondas S de uma estrutura de pavimento, e consequentemente, obter parâmetros elásticos dos materiais. No que diz respeito aos ensaios mecânicos, duma maneira geral o deflectómetro de impacto tem sido o ensaio não destrutivo mais reconhecido na caracterização estrutural de pavimentos. Por sua vez, os ensaios laboratoriais continuam a desempenhar um papel importante no estudo de diferentes parâmetros que influenciam as propriedades dos materiais e dos pavimentos. Os parâmetros mecânicos determinados com a aplicação de métodos sísmicos e mecânicos, devem ser analisados à luz dos estados de tensão-deformação mediante os quais são obtidos. Desta maneira, é normal que os módulos de deformabilidade determinados com a aplicação dos referidos métodos apresentem valores distintos. Partindo dos pressupostos referidos no último parágrafo, no presente trabalho foram aplicadas algumas das metodologias estudadas na parte teórica desta dissertação. Desse modo, foi possível comparar os módulos de deformabilidade obtidos com a aplicação de métodos geofísicos, mecânicos e empírico-mecanicistas, e averiguar a importância dos processos geofísicos na área dos pavimentos rodoviários. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/8907 Y1 - 2011 PB - Universidade de Aveiro