TY: THES T1 - A construção de materiais didácticos por recurso a um hipertexto de flexibilidade cognitiva: um estudo comparativo A1 - Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel N2 - O presente estudo teve como objectivo principal avaliar a importância da experiência profissional docente, das preferências epistémicas de ensino e das atitudes perante os computadores e a tecnologia na qualidade pedo-didáctica e de estruturação de conteúdos de materiais didácticos construídos por recurso a um sistema hipertexto de flexibilidade cognitiva. Adicionalmente, pretendeu-se ainda avaliar a importância destes factores na percepção de eficácia do sistema hipertexto utilizado na presente investigação. Neste sentido foi conduzido um estudo comparativo, envolvendo 40 sujeitos (20+20) que foram distribuídos por dois grupos (Inexperiente e Experiente), em função da sua experiência de ensino de línguas. Numa fase anterior à implementação do estudo foram administrados dois questionários que pretendiam aferir as representações e posicionamento dos participantes relativamente às suas preferências epistémicas de ensino e atitudes perante os computadores e a tecnologia. Na fase de implementação do estudo propriamente dita foi solicitado aos participantes que construíssem um material didáctico de ensino de línguas por recurso ao sistema hipertexto de flexibilidade cognitiva DIDAKTOS. As análises comparativas efectuadas indiciam a existência de diferenças relevantes no que diz respeito à qualidade dos materiais didácticos construídos, em função da experiência de ensino, preferências epistémicas de ensino e atitudes perante os computadores e a tecnologia dos participantes. Os resultados obtidos neste estudo sugerem, deste modo, que os currículos de formação inicial e contínua de professores deverão abordar, com um enfoque diferente, as diversas questões em interacção relacionadas com a introdução da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, actuando no sentido do estabelecimento de pontes de contacto mais frequentes entre o conhecimento de conteúdo valorizado nestes contextos de formação e o conhecimento pedagógico de conteúdo que resulta das raras actividades pedo-didácticas de estruturação e organização desse conhecimento. Apresentam-se, ainda, sugestões para estudos futuros. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/8730 Y1 - 2005 PB - Universidade de Aveiro