TY: CHAP T1 - Importância da investigação em educação artística na formação de professores A1 - Oliveira, Rosa Maria N2 - A Investigação em Arte e em Educação Artística em Portugal tem aumentado nos últimos anos de maneira substancial. Para isso, contribuíram vários factores, entre os quais se destacam a inclusão das Artes no Ensino Universitário, onde as exigências de graduação para se prosseguir na carreira, incluem uma investigação apresentada em formato de Tese ou Dissertação, escrita e apresentada em provas Públicas, ficando disponível, quer em formato impresso, quer em formato digital. Outra das causas é a obrigatoriedade de os novos professores possuírem o grau de Mestre em Ensino para poderem exercer a profissão docente. Essa investigação, a exemplo dos outros Mestrados, é também apresentada publicamente e publicada. A defesa pública de um trabalho escrito original vem tornar relevante a sistematização do pensamento e das práticas, aumentando a difusão do conhecimento entre pares. Cada vez há mais investigadores que procuram desenvolver os seus conhecimentos ao nível de Mestrado e de Doutoramento. A investigação desenvolvida, ou em desenvolvimento, assenta quer em Estudos Teóricos, quer em Investigação baseada na experimentação individual, ou na prática desenvolvida na Escola. Estes factores são, de alguma forma, catalisadores da partilha de conhecimentos tornando-a mais fácil e mais frequente e irá, seguramente, contribuir para o incremento dos conhecimentos nesta área do saber, aumentando exponencialmente a importância da Investigação em Arte e em Educação Artística. A formação de professores irá beneficiar com o aprofundamento do trabalho de investigação nestas áreas, pelo desenvolvimento de experiências, pela inovação que fomenta e pelo uso de novas metodologias. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/10756 Y1 - 2012 PB - Gesto Cooperativa Cultural, CRL