TY: THES T1 - Uma visão pedagógica dialogal na crise da primeira globalização A1 - Cruz, Alexandre Manuel da Silva e N2 - O Tempo Moderno da primeira globalização do séc. XV-XVI realiza o encontro com a totalidade da diversidade humana até então desconhecida nos Tempos Antigos. Das expectativas geradas pelos impulsos dos novos conhecimentos científicos da razão experimental, ampliados pela imprensa e enraizados na nova mundividência renascida dos clássicos, a Europa pós-reformas viverá tempos de crise e intolerâncias. Com o encontrado Novo Mundo, e na manifesta incapacidade de coexistência das diversidades verificada nas visões exploratórias eurocêntricas do mundo antigo, a projecção das realizações humanas de comunidade ideal concretiza-se como Utopia (Thomas More, 1478-1535), que, em António Vieira (1608-1697), é construída no plano da história idealizada no português moreano Rafael Hitlodeu. Será dos contextos transversais de deseducação social de sistemas de intolerância, exploração e corrupção, que o ideário vieirino, pela matriz viajante do diálogo como pedagogia intercultural, construirá a feira universal reconfiguradora da identidade universalista dos portugueses aberta à intemporalidade global. ABSTRACT: The Modern Time of the first globalization from the 15th and 16th century hosted the gathering of all human diversity until then unknown in Ancient Times. From the expectations created by the impulses of the new scientific knowledge of Experimental reasoning, which were amplified by the press and rooted in the world-view reborn in the classics, Europe, post-reforms, shall live times of crisis and intolerance. With the New World, and immersed in the clear incapacity for coexistence of diversities verified in the exploratory Eurocentric visions of the old world, the projection of human accomplishments of the ideal Community appeared as Utopia (Thomas More, 1478-1535), which in António Vieira?s work (1608-1697) is built in the plan of idealized History in the Portuguese Morean style - Rafael Hitlodeu. Due to the social de-education of systems of intolerance, exploration and corruption, the ?Vieirino? ideal, through its broad character of dialogue, and its form of intercultural pedagogy, shall build a ?Universal Fair? that reconfigures the universal identity of the Portuguese people being receptive to eternal and universal duration. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/1010 Y1 - 2008 PB - Universidade de Aveiro