TY: THES T1 - Desenvolvimento de novos produtos na indústria de veículos comerciais A1 - Gonçalves, Ana Sofia Antunes Azinheira N2 - O Desenvolvimento de Novos Produtos é um processo crítico que se apresenta como uma vantagem competitiva para as organizações, e que exige um compromisso de todas as áreas funcionais. Este estudo teve como principal intenção depreender os mecanismos de acção do Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos aplicados à indústria de veículos comerciais, enfatizando a gestão de ideias e desenvolvimento do produto. A presente dissertação segue uma metodologia qualitativa, uma vez que se trata de um projecto descritivo-exploratório, à luz de um estudo de caso que permitiu comparar factos reais com os principais modelos e princípios defendidos por vários autores. A revisão de um conjunto de variáveis que influenciam o presente processo em análise permitiu identificar as potenciais causas de conflito que se reflectem negativamente nos objectivos dos projectos e, assim, confirmar a importância de determinadas ferramentas e conceitos na optimização de um processo tão complexo como o de Desenvolvimento de Novos Produtos. UR - https://ria.ua.pt/handle/10773/5506 Y1 - 2010 PB - Universidade de Aveiro