Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9998
Title: Expressão musical e desenvolvimento da compreensão na leitura: a leitura tem sons
Author: Silva, Filipa Catarina Dias da
Advisor: Sá, Cristina
Keywords: Educação pré-escolar
Educação musical
Ensino da leitura
Compreensão da leitura
Actividades de aprendizagem
Técnicas da aula
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo teve como principal finalidade aferir a importância da Expressão Musical no desenvolvimento de competências em compreensão na leitura em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar. Concretizou-se através de uma intervenção didática que incluía cinco sessões, no decurso das quais recorremos a canções e obras da literatura infantil. Foram propostas atividades relacionadas com o desenvolvimento da compreensão na leitura, nomeadamente da consciência fonológica, que nos permitiram recolher dados para análise. A partir da análise de conteúdo dos dados recolhidos, pudemos constatar que ambientes educativos que promovam o acesso à Expressão Musical (envolvendo o ritmo, a harmonia e a melodia da musicalidade) farão com que a criança desenvolva vários conhecimentos e adquira diferentes competências importantes para a sua formação como um todo integrado. Constatámos também que o contacto precoce com a música interfere positivamente na aquisição e desenvolvimento de competências associadas à compreensão na leitura, nomeadamente no que se refere à consciência fonológica.
This study aimed to develop competencies in reading comprehension in children (3-5 year old) attending a kindergarten through the use of picture books and music. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and musical education. It was focused on tasks leading children to associate sounds and their alphabetic representation and to identify main ideas in texts. The activities involved the use of picture books and children’s rhymes. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of the data revealed that these children had improved in reading comprehension, although they couldn’t really read. At the same time, they began to associate some sounds to their alphabetic representation in Portuguese. Besides musical education seems to be important for their personal and social development.
Cette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours à certaines stratégies de lecture dans le développement de compétences en compréhension écrite, ayant recours à des albums et des chansons pour enfants. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches centrées sur l’identification d’idées principales dans des textes, ainsi que l’association de sons à des caractères de l’alphabet. Ce travail a été fait avec des enfants âgés entre 3 et 5 ans. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages sur la représentation alphabétique de certains sons en Portugais à partir des tâches qui leur ont été proposées. L’analyse de contenu de ces données a révélé que ces enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite à différents niveaux. D’autre part, ils se montraient vraiment capables d’associer certains phonèmes à leur représentation alphabétique en langue portugaise. En plus, on a conclu que l’éducation musicale contribuait à leur développement personnel et social.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9998
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_Filipa Silva.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.