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dc.contributor.advisorSá, Cristinapt
dc.contributor.authorOsório, Andreia Filipa Moraispt
dc.date.accessioned2013-03-25T15:23:53Z-
dc.date.available2013-03-25T15:23:53Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/9993-
dc.descriptionMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente estudo pretendia cruzar a área do Conhecimento do Mundo (Ciências Naturais) e o domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita (Leitura). Pretendia-se promover o conhecimento do mundo (relacionado com a comparação entre o Homem e os outros animais) em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar (3 a 5 anos de idade), através da exploração de narrativas tradicionais e da literatura infantil. Paralelamente, trabalhámos com as crianças estratégias centradas na compreensão na leitura, nomeadamente, a formulação de hipóteses antes da leitura, a obtenção de informação durante a leitura e a confirmação/infirmação das hipóteses formuladas após a leitura. Foram também propostas atividades que implicavam o uso da informação recolhida com diversas finalidades: neste caso, um pequeno projeto de pesquisa sobre um animal. Recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em compreensão na leitura e às aprendizagens na área de Conhecimento do Mundo, a partir das atividades em que estas participaram. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que as crianças tinham efetivamente evoluído em termos de compreensão na leitura e adquirindo conhecimentos que lhes permitiram comparar o ser humano com os restantes animais, em função de determinados fatores.pt
dc.description.abstractThis study aimed to develop competencies in reading comprehension and promote the knowledge in Sciences (concerning certain characteristics of the human being and other animals) in children attending a kindergarten (3-5 year old) through the use of oral literature and picture books. With this purpose, we conceived and applied a didactic intervention which concerned two content areas: mother tongue and sciences. It was focused on tasks involving the use of certain reading strategies: producing hypotheses before reading, gathering information while reading, validating the hypotheses after reading and identifying main ideas in texts. The selected texts dealt with characteristics of the human being and other animals, allowing a comparison between them. We collected data on the performance of the children that took part in this experiment, through the activities included in the didactic intervention. The content analysis of these data revealed that these children had improved in reading comprehension and acquired knowledge on certain characteristics of the human being and other animals.pt
dc.description.abstractCette étude avait pour but d’identifier le rôle joué par le recours à certaines stratégies de lecture dans le développement de compétences en compréhension écrite, ainsi que dans l’acquisition de connaissances en sciences à travers le recours à des albums pour enfants et des contes traditionnels. Par conséquent, on a mené à bout une intervention didactique comprenant des tâches demandant le recours à la formulation d’hypothèses avant la lecture, au recueil d’information pendant la lecture, à la validation des hypothèses posées après la lecture et à l’identification d’idées principales dans les textes. Tous les textes utilisés permettaient d’étudier certaines caractéristiques de l’Homme et des animaux. Ce travail a été fait avec des enfants âgés entre 3 et 5 ans. On a recueilli des données concernant la performance des enfants en compréhension écrite et leurs apprentissages en Sciences, à partir des tâches intégrées dans l’intervention didactique. L’analyse de contenu de ces données a révélé que les enfants avaient amélioré leurs compétences en compréhension écrite à différents niveaux. D’autre part, on a constaté qu’ils avaient acquis des connaissances qui leur permettaient de comparer l’être humain et les animaux en fonction de certaines caractéristiques.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação pré-escolarpt
dc.subjectLiteratura infantilpt
dc.subjectCompreensão da leiturapt
dc.subjectEstratégias da aprendizagempt
dc.titleConto tradicional, literatura infantil e conhecimento do mundo: o ser humano e os outros animaispt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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