Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9956
Title: Supervisão na integração de enfermeiros à luz do modelo bioecológico
Author: Macedo, Mónica Ribeiro
Advisor: Rua, Marília dos Santos
Keywords: Supervisão
Enfermagem - Ensino
Integração profissional
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Ao confrontarmo-nos frequentemente com a admissão de novos profissionais de enfermagem nos serviços e, sendo os profissionais de enfermagem o maior grupo profissional de um hospital com objetivos e motivações diferentes uns dos outros, urge dar particular atenção ao processo de integração que permite, aos novos profissionais admitidos, familiarizar-se com o ambiente físico e socio-profissional de forma planeada e organizada. Esta realidade remete-nos portanto, para o dilema do modo como é realizada a integração de enfermeiros assim como a sua subjacente supervisão. O presente estudo pretende compreender a supervisão da integração de enfermeiros, existente nos contextos estudados, à luz do modelo bioecológico de Bronfenbrenner, com base nas vivências dos participantes do estudo. Foi também explorada a importância da supervisão da integração no desenvolvimento profissional dos enfermeiros. Neste contexto, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, fenomenológica, tendo por base um estudo de multicaso, uma vez que o estudo foi desenvolvido em três serviços com realidades distintas, de um centro hospitalar, com um total de 10 participantes constituintes de dois grupos alvo: os enfermeiros em integração no serviço há menos de um ano e os enfermeiros supervisores participantes no processo de integração. Para a recolha de dados recorremos a narrativas escritas pelos participantes e a entrevistas semiestruturadas, tendo sido os dados analisados mediante a técnica de análise de conteúdo. Para tal, foi utilizado o software WEBQDA, como apoio para o tratamento e análise dos dados. Os resultados alcançados permitem concluir que, existem vantagens na implementação de programas de integração estruturados tendo em conta vários fatores. À luz do modelo bioecológico, ressalta portanto que relativamente aos processos, estes (processo de integração e supervisão) devem ser planeados e organizados, tendo em consideração as pessoas, os contextos e o tempo, estando todos eles interligados influenciando-se mutuamente, não descurando as estratégias supervisivas facilitadoras dos processos; quanto ao elemento pessoa, é imprescindível ter em consideração as características e o perfil dos supervisores, assim como as vivências e experiência profissional dos enfermeiros em integração, aquando da organização dos processos de integração e supervisão, tornando os mesmos ajustados e adequados a cada realidade; quanto ao tempo, este deve ser valorizado, uma vez que a sua adequada adaptação e continuidade ou regularidade durante os processos proximais torna-se significativo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos enfermeiros em integração; outro elemento essencial em todo este processo é o contexto, ressaltando as características/especificidades dos serviços, a atmosfera afetivo-relacional positiva que se deve estabelecer entre o enfermeiro em integração e toda a equipa, assim como a relação supervisiva com o enfermeiro supervisor.
Compared often to the admission of new nursing professionals and services, and nursing professionals the largest professional group in a hospital with different goals and motivations of each other, we must give particular attention to the integration process that allows for new professionals admitted, become familiar with the physical and social environment in a planned and organized way. This reality leads us to the dilemma of how it is done the integration of nurses as well as its underlying supervision. This study allow us to understand the integration of supervision of nurses, existing in the contexts studied on the Bronfenbrenner's bioecological model, based on the experiences of the study participants. It also explored the importance of supervision of integration in professional development of nurses. In this context, we developed a qualitative study, phenomenological, based on a study of multicase, since the study was conducted in three distinct services with the realities of a hospital, with a total of 10 participants constituents of two target groups: nurses in integrating the service less than a year ago and nurse supervisors participating in the integration process. For data collection resorted to narratives, narratives written by participants and semistructured interviews, data were analyzed using the technique of content analysis. To this end, was used WEBQDA software as support for the handling and data analysis. The results allow us to conclude that there are advantages in the implementation of integration programs structured taking into consideration several factors. In the bioecological model, underscores therefore that in respect of processes, these (process integration and supervision) should be planned and organization, taking into consideration people, contexts and time, which are all interconnected influencing each other, not forgetting the supervision strategies enabling processes; regarding the person as element, it is essential to taking into consideration the characteristics and profile of supervisors, as well as the experiences of nurses and professional experience in integration, in organizing the processes of integration and oversight, making them adjusted and appropriate to each situation; as to time, this should be valued, since it`s appropriate adaptation and continuity or regularity during the proximal processes becomes significant for personal and professional development of nurses integration; another essential element in all this process is the context, highlighting the features/particularities of services, affective and relation positive atmosphere that must be established between the nurse integration and the whole team, as well as the supervision relationship with the nurse supervision.
Description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/9956
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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