Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9955
Title: Estratégias de utilização de ferramentas web 2.0 e a promoção do pensamento crítico
Author: Eduardo, Feliciana
Advisor: Pedro, Luís Francisco Mendes Gabriel
Keywords: Ensino multimédia
Ensino superior - Moçambique
Alunos do superior
Pensamento crítico
Estratégias da aprendizagem
Web 2.0
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O desenvolvimento das ferramentas Web 2.0 tem estado a impulsionar mudanças significativas no modo de interação entre os utilizadores da Internet. No âmbito educacional, estas ferramentas podem enriquecer as práticas pedagógicas e promover ações que envolvam a participação ativa, a colaboração, a cooperação e a partilha de saberes. Num contexto de ensino e aprendizagem em que se assume que, os estudantes de pós-graduação em Ciências de Educação apresentam deficiências ao nível do pensamento crítico, a utilização pedagógica das ferramentas Web 2.0 pode ser, deste modo, considerada como um fator promotor do pensamento crítico. Nesta linha de pensamento, o presente estudo surge com o objetivo principal de contribuir para uma compreensão mais profunda relativamente à utilização de tecnologias Web 2.0 como um fator potencial de promoção do desenvolvimento do pensamento crítico na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) através da aplicação e análise de algumas estratégias pedagógicas baseadas em blogs e wikis. Em função do objetivo do estudo, a parte empírica foi conduzida na forma de uma investigação-ação e compreendeu dois ciclos. A seleção dos participantes foi feita por conveniência. O 1º ciclo de investigação incidiu sobre catorze participantes matriculados no ano académico de 2009/2010 para o módulo Desenvolvimento Profissional e Aprendizagem ao Longo da Vida, lecionado na fase de especialização de mestrado em Educação de Adultos. O 2º ciclo compreendeu dezoito participantes também inscritos para o mesmo módulo, mas no ano académico de 2010/2011. A recolha de dados foi feita por meio de observação, inquérito por entrevista do tipo semiestruturada, diário de bordo, inquérito por questionário, ensaios argumentativos e pesquisa documental. Um modelo de análise adaptado a partir da tipologia de pensamento crítico de Ennis (1987) foi utilizado na recolha e análise dos dados. Uma análise interpretativa dos dados foi efetuada com ajuda do software Nvivo8. Os resultados do estudo demonstraram que é possível promover as capacidades e disposições de pensamento crítico nos estudantes mediante a utilização de algumas estratégias pedagógicas que recorrem a ferramentas Web 2.0, como sejam o blog de discussão, os blogs de grupos e a wiki da turma. Apesar das diversas dificuldades enfrentadas pelos estudantes no desenrolar do módulo, os participantes de ambos os ciclos reconhecem que as ferramentas Web 2.0 têm um grande potencial para a promoção do pensamento crítico e que a sua aplicação é fortemente recomendável para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo concluiu também que o modelo de análise adaptado de Ennis (1987) que orientou a pesquisa revelou ser fundamental na observância da ocorrência de capacidades e disposições de pensamento crítico nos blogs de discussão, blogs de grupos e na wiki da turma.
The development of Web 2.0 technologies has been driving significant changes in the way Internet users interact. In the educational context, these tools appear to enrich teaching practices, promote actions that involve active participation, collaboration, cooperation, and knowledge sharing. In the context of teaching and learning where it is assumed that students of Master’s in Education Science have critical thinking deficiencies, the pedagogical application of Web 2.0 technologies can be considered a promotional feature of critical thinking. Accordingly, the present study aims to contribute to a deeper understanding of the use of Web 2.0 tools as a potential factor in the development of critical thinking skills at Eduardo Mondlane University through the application and analysis of some pedagogical strategies based on blogs and wikis. Given the nature of this study, the empirical part was conducted in the form of action-research and consisted of two cycles. The selection of the participants was done by convenience. The first cycle focused on fourteen participants enrolled in the academic year 2009/2010 for the module Professional Development and Lifelong Learning, which is taught at the specialization phase of the Master’s in Adult Education. The second cycle comprised eighteen students enrolled in the academic year 2009/2010 for the same module. Data were collected by means of observation, questionnaire, semi-structured interviews, diary, argumentative essays and document analysis. An analytical model adapted from the typology of critical thinking by Ennis (1987) to collect and analyze data was used. An interpretive analysis of the data helped by Nvivo8 software was used. The findings indicated that, blogs and wiki promotion of students’ critical thinking skills and dispositions is possible through the utilization of some pedagogical strategies that rely on Web 2.0 tools, such as discussion blog, group blogs, and wiki in the classroom. Despite various difficulties faced by students, the participants involved in both iterations recognized that Web 2.0 tools has a great potential to promote critical thinking and that its application is strongly recommended for the teaching and learning process.The findings also demonstrate that the model adapted from Ennis (1987) was fundamental to verify the occurrence of abilities and dispositions of critical thinking into blogs and wiki.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/9955
Appears in Collections:DeCA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_FelicianaEduardo_vFinal.pdf2.47 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.