Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9953
Title: O ensino e aprendizagem online da estatística descritiva
Author: Cherinda, Nilsa Adelaide Issufo Enoque Pondja
Advisor: Cabrita, Isabel
Keywords: Ensino multimédia
Ensino à distância
Ensino assistido por computador
Internet
Alunos do superior - Moçambique
Actividades de aprendizagem
Avaliação da educação
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Tendo em conta que a Universidade Eduardo Mondlane é a primeira instituição, em Moçambique, a oferecer cursos completamente baseados na Web, o presente estudo constitui uma das primeiras investigações com a qual se pretende perceber qual o impacto de um módulo assente na compreensão de conceitos e na resolução de tarefas, fortemente apoiadas por uma Folha de Cálculo, estruturado numa lógica de webquest e lecionado a distância, rentabilizando-se potencialidades da plataforma virtual Aulanet, no desenvolvimento de competências tecnológicas e de conhecimentos, capacidades e atitudes relacionados com a Estatística descritiva. Para dar resposta às questões de investigação formuladas, optou-se por uma abordagem qualitativa e por uma estratégia de estudo de caso que se desenvolveu num contexto próximo da lógica da investigação - ação. Os principais participantes foram alunos do Curso de Licenciatura em Gestão de Negócios da UEM em Moçambique, a frequentar a disciplina de Estatística Aplicada. Para a recolha de dados, privilegiaram-se as técnicas da inquirição, análise documental e observação direta e participante, e diversos instrumentos como questionários e entrevistas, produções dos alunos, intervenções no fórum de debate, no Chat, testes e trabalhos, diário de bordo e notas de campo, com vista à triangulação metódica. A análise estatística e de conteúdo dos dados recolhidos permite constatar que a aprendizagem, à distância, de Estatística Descritiva, explorando-se meios tecnológicos de informação e de comunicação online e folha de cálculo Excel, inscritos numa estratégia de webquest ,potencia o desenvolvimento de competências tecnológicas e de conhecimentos, capacidades e atitudes relacionados com o tema. Paralelamente, permitiu refletir sobre as condições de ensino e de aprendizagem que podem favorecer tais práticas.
Given that the Eduardo Mondlane University is the first institution in Mozambique to offer completely Web-based courses, this study is one of the first investigations which aims to understand the impact of a module based on understanding of concepts and solving tasks, strongly supported by Spreadsheet, a structured logic webquest and taught at a distance, maximizing the potential of the virtual platform Aulanet in the development of technological skills and knowledge, capabilities and attitudes related to descriptive statistics. To respond to research questions raised, we chose a qualitative approach and a case study strategy developed in a context around the logic of action inquiry. The main participants were students of the Bachelor of Business Management of EMU in Mozambique, attending the discipline of Applied Statistics. For data collection, were favored the techniques of inquiry, document analysis, direct and participant observation, and various instruments such as questionnaires and interviews, students' productions, interventions in the discussion forum, Chat, work and tests, the logbook and field notes, with a view to methodical triangulation. Statistical analysis and content analysis of the data collected demonstrates that learning, at distance, of Descriptive Statistics, exploring technological means of information and communication online and Excel spreadsheet, entered on a webquest strategy, encourages the development of technological skills and knowledge, capabilities and attitudes related to the topic. In parallel, it allowed to reflect on the conditions of teaching and learning that can promote such practices.
Description: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/9953
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PhD-Nilsa_Cherinda.pdf8.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.