Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9945
Title: Talento, ansiedade e concurso - sestudo do concurso de piano do Fundão
Author: Lopes, Sílvia Elisabete Gaspar de Oliveira
Advisor: Harper, Nancy Lee
Keywords: Música
Piano - Concursos
Interpretação musical - Aspectos psicológicos
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A dissertação explora o universo dos concursos escolares em Portugal, a partir de um estudo de caso: o Concurso Internacional Cidade do Fundão, vertente de piano (CICFP) (1999 – 2012). Parte da abordagem crítica ao conceito “talento” musical e da exploração teórica do estado designado “ansiedade da performance musical”, para a compreensão das estratégias em que se inserem os concursos de piano, assim como o impacto que podem ter junto dos seus participantes. Compreende também uma contextualização histórica dos concursos de piano em Portugal. Considerando a inexistência de estudos sobre esta realidade em Portugal, a pesquisa começou por centrar-se em fontes primárias junto de arquivos como o da Academia de Música e Dança do Fundão, Academia de Música de São João da Madeira, Arquivo de Família Moreira de Sá e Costa, com vista ao levantamento de dados relativos a concorrentes, elementos do júri, programas, etc. Recorrendo a um questionário dirigido às escolas do ensino artístico especializado da música em Portugal continental, pretendeu-se conhecer os concursos de piano promovidos por este tipo de instituições, no que se refere à quantidade, tipologia de destinatários, distribuição territorial e vigência. Também, foi desenvolvido um trabalho de campo entre 2010 e 2012, que consistiu na observação da 11ª edição no Concurso Internacional Cidade do Fundão, vertente de piano, em 2010, na realização de entrevistas ao júri dessa edição, ao diretor executivo da Academia de Música e Dança do Fundão e de questionários aos concorrentes da edição de 2010 e aos premiados da edição de 1999.
The dissertation explores the universe of piano competitions in the school context in Portugal, from a case study: International Competition of the City of Fundão (CICF) in the piano division (1999 - 2012). It starts with the critical approach to the concept of musical talent and the theoretical exploration of the state designated as Music Performance Anxiety, for understanding the strategies that fit the piano competitions, as well as the impact they can have on their participants. It also includes a historical overview of piano competitions in Portugal. Considering the lack of studies about this reality in Portugal, research began with focus on primary sources along with archives such as from the Academia de Música e Dança do Fundão, Academia de Música de São João da Madeira, and Arquivo de Família Moreira de Sá e Costa, which were aimed at collecting data on the competitors, the jury, programs, etc. Using a questionnaire directed to schools of artistic education specialized in music in Portugal, it was intended to learn about the piano competitions promoted by such institutions, with regard to the amount, type of recipient, territorial distribution and duration. Also, we developed fieldwork between 2010 and 2012, which consisted of observing the 11th edition in the CICF in the piano division in 2010, in interviewing the jury of this edition and the executive director of the Academia de Música e Dança do Fundão and questionnaires to competitors of the 2010 edition and winners of the 1999 edition.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/9945
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7044.pdf2.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.