Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/992
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dc.contributor.advisorAndrade, Ana Isabelpor
dc.contributor.advisorRoldão, Maria do Céu Nevespor
dc.contributor.authorLeitão, Célita Maria Pereirapor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:30:13Z-
dc.date.available2011-04-19T13:30:13Z-
dc.date.issued2006por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/992-
dc.descriptionMestrado em Gestão Curricular - Línguaspor
dc.description.abstractReconhecendo na aprendizagem das Línguas Estrangeiras (LEs) um meio privilegiado para uma Educação Plurilingue e Intercultural, importa conhecer de que forma os professores encaram e/ou perspectivam a integração dessa aprendizagem nos primeiros anos de escolaridade. A problemática do estudo centra-se na aprendizagem das LEs nos primeiros anos de escolaridade, mais concretamente nas representações dos professores sobre a integração curricular das LEs no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao conhecermos as representações dos professores sobre a temática, tentamos encontrar indicadores capazes de fazer perceber o papel que os professores pensam poder desempenhar relativamente a essa integração, assim como compreender a formação de que julgam necessitar para trabalhar as LEs no currículo do 1º ciclo do ensino básico. A fim de obtermos dados relativos aos aspectos acima mencionados procedemos à aplicação de um questionário a vários professores e realizámos junto dos professores inquiridos que se disponibilizaram a colaborar connosco, uma sessão de sensibilização sobre as diferentes formas de abordar as LEs nos primeiros anos de escolaridade e, finalmente, as entrevistas. Os dados analisados mostram que os professores, ainda que numa primeira fase concordem com a integração de LEs nos primeiros anos de escolaridade, numa fase posterior, após a sessão de sensibilização, as suas representações apontam uma clara preferência para que um primeiro contacto com LEs seja efectuado através da sensibilização à diversidade linguística. ABSTRACT: Assuming that Foreign Language learning is a privileged way to promote a Plurilingual and Intercultural Education it is imperative to know the teacher’s representations on integrating that learning in primary school. This study is aimed at analysing teachers’ representations about learning foreign languages in primary school, more particularly their perceptions about foreign languages as part of the school curriculum. By accessing teachers’ perceptions on the subject of our study, we will try to find indicators that allow us to understand their perspectives about their own role in the scene of our study as well as the professional training they need to integrate the subject in focus in their daily practice. Aiming at obtaining data related to the above mentioned issues, we applied a questionnaire to several teachers, organized a session about the different ways to integrate foreign languages in primary school and finally we interviewed the inquired teachers that wanted to carry on with our study. The analysed data revealed that on a first stage teachers agree with integrating foreign languages in primary school but on the other hand, after the session their representations shown that they select linguistic diversity instead as a first contact with foreign languages in primary school.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000208944por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.subjectAprendizagem de uma segunda línguapor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspor
dc.titleAs línguas estrangeiras no 1º CEB : representações dos professorespor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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