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http://hdl.handle.net/10773/9927
Title: | Internacionalização do setor vinícola: o caso da região das Beiras |
Author: | Pais, Ana Paula Baptista |
Advisor: | Amaral, Irina Adriana Saur |
Keywords: | Gestão Vinicultura: Beiras (Portugal) Exportações Mercados internacionais |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Numa economia cada vez mais interdependente e sem fronteiras a expansão
internacional deixou de ser exclusiva das grandes multinacionais, estendendose
a PME’s (Pequenas e Médias Empresas) que se internacionalizam cada
vez mais cedo. Internacionalizar-se representa incerteza e risco, obrigando a
uma contínua aprendizagem e à reintrodução de conhecimento e experiência
nas dinâmicas empresariais.
Através de um estudo exploratório realizado com empresas do setor vitivinícola
da região das Beiras, apresentamos uma análise detalhada das caraterísticas
dessas empresas e dos seus gestores, procurando identificar e descrever as
motivações e barreiras que condicionam as estratégias de internacionalização
do setor dos vinhos. Os dados deste estudo permitem ainda identificar os
modos preferenciais de entrada nos mercados de destino bem como as
principais aprendizagens efetuadas com as experiencias de
internacionalização. Num setor crescentemente competitivo é vital adaptar-se
às mudanças ambientais, explorando novas ideias e processos e
desenvolvendo novos produtos para os mercados emergentes, sem nunca
perder de vista a rentabilização dos produtos já consolidados.
Partindo da revisão alargada da literatura mais recente e conjugando com os
dados recolhidos, é proposto um modelo conceptual que procura descrever as
relações entre um conjunto de características das empresas e o sucesso das
atividades de internacionalização. A importância da liderança, a necessidade
de inovação constante, o estabelecimento de alianças e a integração em redes
de parceiros são algumas das conclusões deste estudo, que contribui para
uma visão global e integradora, apontando pistas para o sucesso das
estratégias de internacionalização no setor vitivinícola. In an increasingly interdependent and frontierless economy, international expansion is no longer exclusive to large corporations, extending to SMEs (Small and Medium Enterprises) that internationalize earlier and earlier. Internationalization represents uncertainty and risk, requiring a continuous learning and the reintroduction of knowledge and experience in business dynamics. Through an exploratory study with companies in the wine sector of the Beiras region, we present a detailed analysis of the characteristics of these companies and their managers, trying to identify and describe the motivations and barriers that affect the strategies of internationalization of the wine industry. The obtained data from this study also allows us to identify the preferred ways of entering export markets as well as the main learning made with the experiences of internationalization. In an increasingly competitive sector it is vital to adapt to environmental changes, exploring new ideas and processes and developing new products for emerging markets, always bearing in mind the profitability of already established products. Starting from the extended review of recent literature and combining with the data collected, we propose a conceptual model that tries to describe the relationships between a set of characteristics from the companies and the success of internationalization activities. The importance of leadership, the need for constant innovation, the establishment of alliances and networks of collaboration partners are some of the conclusions of this study, which contributes to a global and inclusive view, pointing out important clues to the success of internationalization strategies in the wine sector. |
Description: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9927 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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