Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9924
Title: Aplicação da filosofia Lean numa empresa de serviços
Author: Carvalho, Jorge Miguel de Moura
Advisor: Ferreira, Luís Miguel Domingues Fernandes
Keywords: Gestão industrial
Gestão da qualidade
Gestão organizacional
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Num mercado cada vez mais competitivo, é imperativo que as empresas apostem, cada vez mais, na optimização dos seus processos. Esta optimização reflecte-se no aumento da flexibilidade e rapidez com que as empresas conseguem dar resposta às necessidades dos seus mercados. A filosofia Lean é então umas das peças chave neste cenário, focando-se no aumento do valor e na eliminação de desperdícios, envolvendo as empresas numa cultura de melhoria contínua. O principal objectivo deste trabalho centrou-se na optimização dos processos internos, bem como das instalações e recursos, da empresa RM consulting. A primeira parte deste trabalho passou por uma pesquisa bibliográfica acerca da filosofia Lean, mais propriamente, sobre a sua aplicação em empresas de serviços, e de como estas aplicaram as diversas ferramentas nos seus diferentes ambientes. A utilização e aplicação das diversas ferramentas Lean – 5S’s, Gestão Visual, VSM, Normalização do trabalho, EmpoweRMent, entre outras – foi a solução encontrada para a redução de tempos de processamento dos diferentes processos, equipamentos e recursos, bem como para o aumento do valor acrescentado dos mesmos.
In an increasingly competitive market, it is imperative for companies to engage in increasingly and optimizing their processes. This optimization is reflected in increased flexibility and speed, with which companies can meet the needs of their markets. The Lean philosophy is one of the key piece in this scenario, focusing on increasing value and eliminating waste, involving companies in a culture of continuous improvement. The main objective of this work focused on the optimization of internal processes, facilities and resources, in the company RM consulting. The first part of this work was about a bibliographic research on the Lean philosophy, more precisely, on its implementation in service companies. This research aimed above all the case studies as well as the Lean tools applied in each. The use and application of several tools - 5S's, Visual, VSM, Standardized work, EmpoweRMent, among others – it was the solution for the reduction of processing times, in different processes, equipment and resources, as well as increasing the value added at the same
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/9924
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf4.32 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.