Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9909
Título: Promover a qualidade da consulta de desenvolvimento
Autor: Fonseca, Carla Sofia Santos
Orientador: Santos, Paula Coelho
Palavras-chave: Ciências da educação
Educação especial
Desenvolvimento das crianças
Psicologia do desenvolvimento
Data de Defesa: 2011
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: No âmbito da vigilância do desenvolvimento infantil, a avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens da criança em contexto de Consulta de Desenvolvimento tem-se afigurado como uma via promissora. Pretende-se contribuir para o melhoramento no acompanhamento do desenvolvimento da criança, visando a implementação de estratégias educativas o mais atempadamente possível. Neste quadro, é recomendável que os recursos materiais, com destaque para a avaliação do desenvolvimento e das aprendizagens da criança dos 6 aos 10 anos, respondam a estas exigências. Foi nesta perspetiva que se realizou este projeto com o propósito de averiguar se a adoção de um novo instrumento de avaliação permitirá identificar com maior clareza as competências e dificuldades da criança dos 6 aos 10 anos, contribuindo desta forma para uma melhoria da qualidade da Consulta de Desenvolvimento. Este estudo é de natureza qualitativa, visando a aquisição de conhecimentos e perspetivas quanto ao processo de avaliação psicopedagógica. A recolha de dados foi feita através da utilização do instrumento de “Avaliação do Desenvolvimento da Criança, dos 6 aos 10 anos” (Sousa, 2009), e de realização de entrevistas. De acordo com os dados obtidos, o instrumento adotado revelou-se uma maisvalia para a nossa prática profissional, em contexto de Consulta de Desenvolvimento, dado que nos permitiu recolher dados mais completos e pormenorizados sobre o perfil de desenvolvimento da criança dos 6 aos 10 anos. Tal fato contribuiu igualmente para uma melhoria no que toca à elaboração de relatórios escritos e na elaboração de planos de intervenção educativa mais adequados às necessidades da criança. Pretendemos, assim, contribuir para a mudança de atitudes na área da avaliação do desenvolvimento infantil. Conquanto saibamos que não existe um instrumento único, perspetivámos as barreiras com que nos deparámos, como desafios, objetos de reflexão e impulsionadoras de mudança.
In the scope of the vigilance of child development, the development and learning evaluation of children in context of Developmental Consultation seems to be a promising way. The intention is to contribute to the improvement in monitoring children development, aiming the implementation of educative strategies in the timeliest manner as possible. In this framework, it is recommendable that the material resources, featuring the development and learning evaluation of children between 6 and 10 years old, respond to these demands. This is the context in which this project is developed, with the purpose of verify if the adoption of a new evaluation instrument will allow to identify more clearly the competences and the difficulties of children between 6 and 10 years old, contributing this way to the improvement of quality of the Developmental Consultation. This research is of a qualitative nature and it aims the acquisition of knowledge and perspectives concerning the process of psycho-pedagogical evaluation. Data collection was done through the use of the instrument “Avaliação do Desenvolvimento da Criança, dos 6 aos 10 anos” (Sousa, 2009), and through interviews. According to the obtained data, the adopted instrument proved to be an added value to this professional practice in context of Developmental Consultation, once it allowed us to collect more complete and detailed information about the developmental profile of children between 6 and 10 years old. This fact has also contributed to an improvement regarding the preparation of written reports, and also the improvement of educational intervention plans best suited to the needs of children. One intended thereby to contribute to the change of attitude in the area of the evaluation of child development. Although we know that there is not a single instrument, we foresaw the obstacles as challenges, objects of reflection and proponents of change.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Especial
URI: http://hdl.handle.net/10773/9909
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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