Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/9908
Título: Colégio Militar e direção por valores: que liderança(s)?
Autor: Silveira, Elisa Alice Pereira Machado da
Orientador: Costa, Jorge Adelino
Castanheira, Patrícia Susana Pinho
Palavras-chave: Política educativa
Administração do ensino
Liderança
Ensino de valores
Data de Defesa: 2012
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Compreender o contexto em que surgem os líderes é o primeiro passo para progredir com a reflexão sobre esse fenómeno nas sociedades contemporâneas. Será então apresentada, neste trabalho, uma investigação qualitativa que procurou conhecer o método de liderança através da Direção por Valores. Esta investigação desenvolveu-se utilizando a metodologia de estudo de caso realizando entrevistas e fazendo observações do Colégio Militar. Os dados recolhidos foram analisados utilizando enquadramentos teóricos de liderança e modelos organizacionais permitindo-nos caracterizar o modelo de Direção por Valores.
To understand the context in which leaders arise is the first step to establish a reflection on this phenomenon in contemporary societies. In this dissertation, a qualitative research aimed at knowing the leadership method by the Values-Based Management is presented. This research was developed using the methodology of case study using interviews and making observations at the Military College. The data collected were analyzed using theoretical frameworks of leadership and organizational models allowing us to characterize the pattern of Values-Based Management.
Descrição: Mestrado em Administração e Políticas Educativas
URI: http://hdl.handle.net/10773/9908
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dissertação.pdf829.06 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.