Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9884
Title: | As línguas estrangeiras na educação pré-escolar: representações dos EE |
Author: | Moreira, Luzia Pinto Monteiro |
Advisor: | Pinho, Ana Sofia Reis de Castro e |
Keywords: | Didáctica das línguas Ensino de línguas estrangeiras Educação pré-escolar Atitudes dos pais |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Face à grande diversidade da população mundial, à mobilidade crescente e
à intensificação dos contactos entre pessoas de diferentes partes do mundo,
mais do que nunca se evidencia a importância da promoção de uma
educação intercultural (Conselho da Europa, 2008). O ensino de Línguas
Estrangeiras (LE) em idades muito jovens pode constituir-se um espaço de
formação linguística e intercultural que, numa altura importante em termos
de construção de alicerces de formação pessoal e social aliada ao
desenvolvimento da competência comunicativa, promova o espírito de
abertura e aceitação do Outro pelas crianças e a capacidade de aprender
línguas ao longo da vida. Com efeito, vários estudos (Dulay, Burt & Krashen,
1982; Vigotsky, 1999) remetem para contributos da aprendizagem de LE em
Idade Pré-Escolar (PE) no desenvolvimento das crianças, nomeadamente a
nível fonológico, cognitivo e social.
Com este estudo pretendemos contribuir para a compreensão das
dinâmicas relacionadas com a oferta de aprendizagem de LE, bem como
para a procura de caminhos que promovam um trabalho educativo efetivo no
que respeita às atitudes e interesses da família sobre a educação em
línguas numa das etapas fundamentais no desenvolvimento da criança: a
Educação Pré-Escolar (EPE).
Para tal, a presente investigação centra-se nas representações de
Encarregados de Educação (EE) sobre a aprendizagem de LE e, mais
concretamente, sobre a aprendizagem e oferta de LE na EPE. Optámos por
analisar as representações de EE, visto consideramos que estes, sendo
importantes parceiros no processo educativo em EPE, podem ter um papel
preponderante no que respeita à tomada de decisão sobre a oferta de
aprendizagem de LE nesse contexto. Neste âmbito, a nossa pesquisa incide
sobre os EE cujos educandos frequentam instituições de EP privadas no
Concelho de Ovar. Seguimos uma metodologia de tipo quantitativo, optando
pela tipologia de Sondagem, tendo os dados sido recolhidos através de um
inquérito por questionário aplicado aos Encarregados de Educação dos
alunos de todas as instituições privadas de EPE desse Concelho no ano
letivo de 2011/2012.
Os resultados do estudo sugerem que os EE reconhecem a importância e as
finalidades da aprendizagem de LE para o desenvolvimento da criança e
que são favoráveis à iniciação da sua aprendizagem em idade PE. No
entanto, os inquiridos demostram pouco conhecimento sobre os contributos
da aprendizagem de LE para o desenvolvimento da Língua Materna da
criança. Além disso, verificámos que a oferta de LE na instituição de PE é
tendencialmente apenas de uma LE e que o envolvimento dos EE na
tomada de decisões relativas à oferta de LE na instituição de EPE parece
ser reduzido. Há indícios de que que a relação e a cooperação mútua entre
Família e as instituições de EPE não se operam de uma forma muito eficaz.
A partir dos resultados obtidos, consideramos que há caminhos a trilhar no
sentido de promover representações mais positivas relativas à
aprendizagem de LE no PE no contexto de uma educação plurilingue e
intercultural desde os primeiros anos de escolaridade. Julgamos ser
necessário agir junto dos diversos atores educativos, no sentido de
sensibilizar e informar os EE, Educadores e órgãos diretivos das instituições,
do importante contributo da dinâmica LE-LM para o desenvolvimento integral
da criança, nomeadamente numa lógica de sensibilização à diversidade
linguística e cultural.
Além disso, pensamos ser relevante não se limitarem as possibilidades de
oferta em termos de LE, adequando esta oferta de acordo com as
características, necessidades e interesses do contexto educativo. Acresce
ainda destacar a necessária melhoria da relação entre os EE e a instituição,
sendo para tal essencial consciencializar os EE para a importância do seu
papel e das suas responsabilidades na construção, execução e avaliação do
projeto educativo na EPE, bem como sensibilizar os profissionais atuantes
na EPE para as vantagens da cooperação dos pais nesse processo, tendo
em vista uma educação de qualidade em prol do desenvolvimento integral
da criança. Acreditamos que a criação de Orientações Curriculares para a
educação em línguas na EPE, numa perspetiva plurilingue e intercultural,
será um passo importante para um trabalho mais efetivo nesse âmbito. Given the wide diversity of the world population, increasing mobility and increased contacts between people from different parts of the world, more than ever it is highlighted the importance of promoting an intercultural education (Council of Europe, 2008). The teaching of foreign languages at very young ages can constitute a space of linguistic and intercultural training that, at a time of great importance in terms of building foundations of personal and social education along with the development of communicative competence, promote the spirit of openness and acceptance of the Other by children and the ability to learn languages throughout live. Indeed, several studies (Dulay, Burt Krashen, 1982; Vigotsky, 1999) refer to contributions of learning foreign languages at pre-school age on the development of children, namely at phonological, cognitive and social levels. With this study we intend to contribute to the understanding of the dynamics related to the offer of foreign language learning, as well as seeking ways that promote an effective educational work concerning parents’ attitudes and interests about language education in one of the fundamental steps in child development: pre-school education. To this end, this research focuses on the representations of parents (guardians) on foreign language learning and, more specifically, about learning and the offer of foreign languages in pre-school education. We have chosen to analyze parents’ representations, since we believe they, as important partners in the educational process in pre-school, can have a significant role regarding to decision-making on the offer of foreign language learning in pre-school institutions. In this context, our research focuses on parents whose children attend pre-school private institutions in the city of Ovar. We follow a quantitative methodology, opting for the survey type, and the data were collected through a questionnaire applied to those parents in the school year of 2011/2012. The study results suggest that parents acknowledge the importance and the purposes of foreign languages learning for children development and are favorable for the initiation of their learning at pre-school level. However, they demonstrate little knowledge about the contributions of foreign language learning for the development of the child's native language. Furthermore, we noticed that the offer of foreign languages at pre-school institution tends to be only one foreign language and the involvement of parents in decisionmaking concerning the offer of foreign languages in preschool education institutions seems to be little. There is also evidence that the relationship and the mutual cooperation between family and preschool institutions don’t operate very effectively. From the obtained results, we believe that there are ways forward in order to promote more positive representations related to foreign language learning in pre-school, in the context of plurilingual and intercultural education from the earliest years. We believe we need to act together with the various educational actors, to sensitize and inform parents, educators and decisionmakers of the institutions to the important contribution of foreign languagenative language dynamic for the integral development of the child, particularly in raising awareness to linguistic and cultural diversity. In addition, we think it is relevant to not confine the offering possibilities of foreign languages, adapting this offer according to the characteristics, needs and interests of the educational context. Furthermore, we highlight the necessary relationship improvement between parents and institutions, through an essential raising of awareness among parents to the importance of their role and responsibilities in the construction, implementation and evaluation of educational project in Pre-school. As well raising awareness among professionals in pre-school institutions to the advantages of parents’ cooperation in the process, looking for a quality education concerned with the child development. We believe the creation of curricular guidelines for education in languages in pre-school, in a plurilingual and intercultural perspective will be an important step towards a more effective work within that framework. |
Description: | Mestrado em Didática - Educadores de Infância e Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9884 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
dissertação.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.