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http://hdl.handle.net/10773/9878
Title: | Blast-wave absorption capacity of sandwich structures incorporating cellular materials |
Other Titles: | Capacidade de proteção contra ondas de choque de sistemas multi-camada incorporando materiais celulares |
Author: | Martins, Joana de Sousa |
Advisor: | Teixeira-Dias, Filipe Miguel Horta e Vale |
Keywords: | Engenharia mecânica Cortiça: Propriedades mecânicas Absorção de energia Estruturas em camadas Ondas de choque |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A incorporação de materiais absorsores de energia (AE) em sistemas
de protecção é uma clara possibilidade de melhoraria do seu desempenho,
devido à elevada relação entre a sua resistência e o seu peso,
e a excelente capacidade para absorverem energia quando solicitados
dinamicamente. As propriedades mecânicas da cortiça (e.g. a baixa
densidade e a elevada rigidez e resistência específicas) sugerem que
este material — assim como os seus derivados — podem apresentar
propriedades excelentes quando aplicados como núcleos em sistemas
AE do tipo estrutura sanduíche. Esta dissertação engloba trabalho experimental
e numérico. O primeiro conjunto de testes experimentais
consistiu na caracterização experimental dinâmica (ondas de choque de
explosivos) do comportamento de dois micra aglomerados de cortiça
(MAC), NL20 e TB40. Um pendulo balístico de 4 cabos foi usado para
a medição do impulso transmitido a uma amostra de MAC impactada
por uma onda de choque com origem na detonação de um explosivo
energético. Foi registado o movimento do pêndulo e os valores de força
resultantes. Um modelo numérico do problema recorrendo ao método
dos elementos finitos (MEF) foi também desenvolvido, apresentando
uma elevada correlação com a análise experimental, permitindo assim
o desenvolvimento de um modelo constitutivo adequado à modelação
do comportamento dinâmico dos MAC neste tipo de solicitações. Na
segunda fase de testes experimentais, os MAC testados anteriormente
são incorporados como núcleos em estruturas sanduíche com faces de
alumínio (liga 5754-H22). Foram medidos os valores de defleção e o
impulso transmitido ao pêndulo através do movimento oscilatório. São
determinados os efeitos da densidade e da espessura dos núcleos na
resposta estrutural do sistema. Também neste caso foi desenvolvido
um modelo recorrendo ao MEF e posteriormente validado com resultados
experimentais. Structures incorporating energy absorbing materials (EA) are highly relevant in the design of blast protection systems due o their high strength-to-weight ratio and excellent energy absorption capacity under dynamic loading. The mechanical properties of cork (e.g. low density and high specific stiffness and strength) suggest that this material — and its compounds — may have excellent properties when acting as core in energy absorbing sandwich structures. This thesis focuses on experimental and numerical work. The first experimental set of tests presented consisted in the experimental characterisation of the dynamic (blast) behaviour of two micro-agglomerated cork compounds (MAC), NL20 and TB40. A 4-cable ballistic pendulum was used to measure the impulse transmitted to the specimen subjected to a shock-wave originated from the detonation of a high explosive. The displacement/movement of the pendulum and load values were measured. A numerical study of the problem using the finite element method (FEM) led to a good correlation with the experimental analysis leading to the development of a material constitutive model that suited the dynamic behaviour of the studied MAC compounds along the analysed loading regimes. On the second stage of the experimental work the two micro-agglomerated cork compounds tested previously were incorporated as cores in sandwich structures with 5754-H22 aluminium alloy face sheets. The deflection of the front and back face sheets was measured as well as the transmitted impulse from the oscillatory movement of the pendulum. The effects of the core thickness and density on the structural response were determined. A numerical model of the problem, again using the FEM, was developed which was then validated with the experimental results. |
Description: | Doutoramento em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9878 |
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