Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/986
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coelho, Carlos Meireles | por |
dc.contributor.author | Silva, Maria de Lurdes Carvalho Figueiredo | por |
dc.coverage.spatial | Aveiro | por |
dc.date.accessioned | 2011-04-19T13:30:06Z | - |
dc.date.available | 2011-04-19T13:30:06Z | - |
dc.date.issued | 2007 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/986 | - |
dc.description | Mestrado em Ciências da Educação - Formação Pessoal e Social | por |
dc.description.abstract | A melhor educação para cada um é hoje um direito para todos. Com o movimento da escola nova apareceu a perspectiva da escola activa e do ensino individualizado que em Portugal não teve grande expressão. Quando nos anos 1960 Portugal foi pressionado para fazer evoluir o seu sistema educativo, nomeadamente para introduzir novos métodos activos de ensino individualizado no ensino primário, deparou-se com a dificuldade de introduzir inovação num sistema fechado e autoritário. As escolas de área aberta, conhecidas por escolas P3, são o caso paradigmático da tentativa de introdução de uma inovação num sistema que não suportava inovações. Convém rever agora noutro contexto a experiência fracassada das escolas de área aberta para poder avaliar o que se passou e por que se passou e o que ainda se pode vir a passar numa escola para todos onde se procura a melhor educação para cada um. ABSTRACT: The best education for everyone is a right for us all today. The new school movement brought the perspective of the active school and the individualized teaching, which wasn’t widely adopted in Portugal. In the sixties, when Portugal was pressured to develop its educational system, by introducing new active methods of individualized teaching in primary teaching, the country faced the huge difficulty of introducing innovation in a closed and authoritarian system. The open plan schools, also known as P3 schools, are the paradigm of that unsuccessful attempt. It is convenient now to review, in a different context, the failed experience of the open plan schools in order to assess what happened, why it happened and what still may happen in a school for all where the best education for everyone is sought. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | por |
dc.relation.uri | http://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000218477 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino individualizado | por |
dc.subject | Métodos activos | por |
dc.subject | Escola activa | por |
dc.subject | Papel da escola | por |
dc.title | Ensino individualizado e escolas de área aberta em Portugal | por |
dc.type | masterThesis | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | por |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2008000435.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.