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http://hdl.handle.net/10773/9862
Título: | Antecedentes da intenção de compra: mercado de roupa de luxo no Brasil |
Autor: | Araújo, Cristiano Mineiro Branco de |
Orientador: | Loureiro, Sandra Maria Correia |
Palavras-chave: | Gestão de marketing Psicologia do comportamento Comportamento dos consumidores: +Brasil Moda |
Data de Defesa: | 2012 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O maior desafio da indústria de luxo internacional é aumentar sua presença de
mercado, pois assim como em outros segmentos, o aumento da concorrência
exige que as empresas sejam mais competitivas e sólidas, reduzindo custos e
mantendo a qualidade dos seus produtos. Despontando dentre as principais
economias internacionais, o Brasil vem crescendo no cenário mundial do luxo,
ganhando destaque principalmente na indústria da moda de luxo. Diante deste
contexto do crescimento de mercado das marcas de luxo, vê-se a importância
de uma nova reflexão sobre os fatores que levam os consumidores a escolher
uma marca em detrimento de outra. Desta forma, o estudo em causa foca no
comportamento do consumidor e a intenção de compra de roupa no mercado
de luxo brasileiro, contribuindo para clarificar a relação de ordem causal entre
os valores associados ao luxo e as variáveis atitude, norma subjetiva, controle
comportamental percebido, experiência passada e intenção de compra. Além
disso o estudo também busca conhecer qual a importância relativa dos valores
associados ao luxo com a atitude, norma subjetiva e o controle
comportamental percebido, e destas, em conjunto com a experiência passada,
na intenção de comportamento.Para a avaliação das variáveis mencionadas,
realizou-se inquéritos com 192 pessoas, estes apresentaram como resultado
que a atitude, o controle comportamental percebido e a norma subjetiva,
exercem um efeito positivo e significativo na intenção de comportamento, de
igual modo, a experiência passada é um antecedente importante da intenção
de comportamento, e por último, a intenção de comportamento exerce um
efeito significativo no uso atual/compra efetiva. The main challenge of international luxury industry is to grow its market presence because as in other segments the competitiveness demands solid companies, cost-cutting and high quality of products. Rising as one of main world economies, Brazil has grown in international luxury market, including in luxury fashion industry. In this context of growth of luxury brands it is important to think about the factors that influence costumer´s brand choice. In this manner this study focusing in costumer behavior and the purchase intention of fashion brands in the Brazilian luxury market, the study also makes a contribution to clarify the causal relation among luxury values and theory of planned behavior, brand experience and purchase intention. Furthermore, the study also tries to associate luxury values with attitude, normative influence and perceived behavioral control all of them in consonance with brand experience and behavior intention. To evaluate the mentioned variables it were inquired 192 persons, that showed as a result that attitude, behavioral control and normative influence have a significant and positive influence in the behavioral intention, the same happens to brand experience as an important precedent of behavioral intention, and finally the behavioral intention has a significant effect in effective purchase. |
Descrição: | Mestrado em Gestão |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9862 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEGEIT - Dissertações de mestrado |
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