Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9833
Title: Os sons e as letras das palavras no jardim de infância
Author: Alcobia, Andreia de Fátima Gonçalves
Advisor: Pereira, Luísa Álvares
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Fonologia
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho assenta num estudo que visa o desenvolvimento da consciência fonológica, em crianças em idade pré-escolar. Cada vez mais a investigação vem reconhecendo o grande contributo da consciência fonológica no processo de aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, desde cedo é relevante realizar, com as crianças, de forma explícita, atividades conducentes ao desenvolvimento desta competência. A educação pré-escolar é um período crucial para as tão importantes aquisições linguísticas, nomeadamente, a consciência fonológica, devendo promover ambientes diversificados e estimulantes. Neste sentido, e com base no objetivo principal deste estudo, elaborámos sequências didáticas de forma sistemática e gradual, de modo a levar as crianças a reconhecer os sons da fala e a estabelecer correspondência entre grafema e fonema. Este estudo foi realizado no contexto de um Jardim de Infância, com oito crianças de 4 e 5 anos de idade. O projeto de intervenção consistiu num programa de 12 sessões de atividades. Para que fosse possível perceber o perfil de consciência fonológica e as dificuldades do grupo de crianças em estudo, foi necessário avaliá-las previamente para, assim, conceber e implementar atividades de consciência fonológica adequadas e ainda intervir de acordo com os conhecimentos, capacidades e necessidades das mesmas. O teste de avaliação de competências de consciência fonológica foi adaptado e ajustado, com base na Bateria de Provas Fonológicas de Ana Cristina Silva (2002), e incidiu na consciência silábica. Após a intervenção, realizou-se novamente o teste, de forma a avaliarmos os possíveis progressos das crianças, comparando as suas capacidades com as já avaliadas, no primeiro momento, e analisando o impacto da intervenção. Relativamente aos resultados, todas as crianças progrediram nos seus desempenhos, evolução que terá ficado a dever-se à sistematicidade, intencionalidade e à consistência das atividades de desenvolvimento da consciência fonológica que implementámos. No entanto, seria benéfico que um estudo desta natureza se realizasse com maior disponibilidade temporal, aumentando, consequentemente, o número de sessões, pois permitiria diversificar outras atividades e estratégias e abranger outros níveis de desenvolvimento da consciência fonológica.
This work is based on the study of development of phonological awareness in children at preschool age. Increasingly, research has recognized the great contribution of phonological awareness in learning to read and write. So it is relevant to conduct with children, since early age, activities leading to the development of this competence. The preschool education is a crucial period for language acquisition as important, namely, phonological awareness, and in this period diverse and challenging environments should be promoted. In this sense, and based on the main objective of this study, we have prepared didactic sequences in a systematic and gradual way, aimed to help children to recognize speech sounds and to establish correspondence between grapheme and phoneme. This study was conducted in the context of a kindergarten, with eight children of 4 and 5 years old. The intervention project consisted of 12 sessions. For it to be possible to get the profile of phonological awareness and difficulties the group of study children, it was necessary to evaluate them in advance and then design and implement appropriate phonological awareness activities and intervening in accordance with knowledge, abilities and needs of children. The evaluation test of phonological awareness skills was adapted and adjusted based on Battery of Phonological Tests of Ana Cristina Silva (2002), and focused on syllabic awareness. After the intervention, it was again tested in order to assess the possible progress of the children, comparing their skills with the already evaluated at first time, and analyzing the impact of the intervention. Regarding the results, all children progressed in their performances, which evolution has been due to the systematicity, intentionality and consistency of development activities of phonological awareness we have implemented. However, it would be beneficial that a study of this nature to take place with greater temporal availability, increasing thus the number of sessions, it would to diversify others activities and strategies and to cover others levels of development of phonological awareness.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9833
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf2.93 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.