Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9819
Title: A cadeira ergonómica na prática e ensino do violoncelo
Author: Lima, Susana Raquel Azevedo
Advisor: Lã, Filipa
Silva, Anabela
Keywords: Educação musical
Violoncelo
Ergonomia
Cadeiras: Design
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A prática do violoncelo requer uma postura corporal estática a qual é mantida por longos períodos de tempo. Esta poderá, a longo prazo, conduzir ao desenvolvimento de distúrbios músculo-esqueléticos e dor, que por sua vez, poderão condicionar a qualidade da prática instrumental. Torna-se por isso importante monitorizar hábitos posturais e suas consequências no desempenho do violoncelo, bem como, compreender de que forma a ergonomia aplicada à música ajuda a prevenir patologias e contribui para a manutenção da saúde e do bem-estar do violoncelista. O estudo aqui apresentado é um estudo piloto que pretendeu: (i) compreender o impacto de modelos distintos de cadeiras na postura e na qualidade sonora de violoncelistas com diferentes anos dedicados à prática sistematizada e orientada do violoncelo; (ii) avaliar através de um teste percetual auditivo a performance dos participantes. Foram realizados os devidos procedimentos numa tentativa de encontrar respostas às questões de investigação apresentadas neste documento e perceber qual o impacto de uma cadeira ergonómica na prática instrumental, desde a fase de escolha dos intervenientes, aos métodos de observação, de ação e de reflexão usados. Os participantes foram divididos em três grupos distintos: grupo A – violoncelistas com 4 ou menos anos de prática instrumental; grupo B: violoncelistas com mais de 10 anos de prática instrumental e grupo C: avaliadores do teste percetual auditivo. Em termos de postura não se verificaram diferenças significativas entre a postura numa cadeira ergonómica e a postura numa cadeira normal, mas ao nível da qualidade da performance verificou-se que os avaliadores preferiram no teste percetual auditivo a performance na cadeira normal para o grupo A e a performance na cadeira ergonómica para o grupo B.
Playing the cello requires a static physical posture for long periods of time. In the long term, it can lead to the development of muscle-skeleton disorders and pain, which may affect the quality of performances. Therefore, it becomes extremely important to monitor cellists’ postural habits and their consequences. It is important to understand the way in which the ergonomic principles applied to music, may prevent pathologies, and enhance the health and well-being of the cellist. This is a pilot study that tries: (i) to understand the impact of different types of chairs on the posture and on the musical quality of cello players with different years of musical training, (ii) to evaluate, using a perceptual listening test, the performance of the musicians involved in the study. From the selection of subjects, to observation, action and assessment methods, all the procedures where conducted with the goal of finding answers to the questions presented in this document and to understand the impact that an ergonomic chair might have on musical performance. The subjects were divided into three different groups: Group A - cellists with four or fewer years of instrumental practice; Group B: cellists with more than ten years of instrumental practice and group C – listening test evaluators. In terms of posture, there were no significant postural changes whatever the chair used, but the quality of performance was different, since the evaluators preferred the performance of those using a regular chair for group A and the performance of those using an ergonomic chair for group B.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/9819
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