Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/9816
Title: Jogar com os sons das línguas na educação de infância
Author: Brito, Ana Luísa Garcia
Advisor: Andrade, Ana Isabel
Keywords: Educação pré-escolar
Fonética
Diversidade linguística
Jogos de palavras
Defense Date: 2012
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente trabalho dá conta do desenvolvimento de um projeto de intervenção no contexto de um Jardim de Infância, tendo como grandes temáticas a sensibilização à diversidade linguística e cultura, a consciência fonológica e o jogo como facilitador da aprendizagem, desenvolvidas através da conceção e implementação de atividades educativas. Os dados a analisar foram recolhidos através da observação direta, das provas de consciência fonológica, da videogravação e de um inquérito por questionário às crianças. A análise aos dados recolhidos permitiu chegar a resultados relevantes. Salientamos que o envolvimento das crianças nas atividades é uma condição essencial para que os objetivos educativos definidos sejam atingidos, tendo esse envolvimento sido conseguido ao longo do projeto. Em consequência, registou-se um desenvolvimento da consciência fonológica e uma maior sensibilização para a diversidade linguística e cultural. Os resultados obtidos indiciam que as atividades lúdicas foram uma boa estratégia para que as crianças se motivassem e demonstrassem gosto na realização das mesmas.
This paper reports and analyzes the development of an intervention project in a kindergarten. The main questions dealt in this project were the awareness of linguistic and cultural diversity, the phonological awareness and the game as learning enabler, this was achieved by the conception and implementation of educational activities. The data analyzed were collected through direct observation, evidence of phonological awareness, video recording and a questionnaire performed. The analysis of the data collected allowed reaching to relevant results. We highlight that the involvement of children in the activities is essential to achieve the educational goals defined this involvement was achieved during this project. Consequently, we verified a development of phonological awareness and the raise of awareness of diversity linguistic and cultural in children. The results indicate that recreational activities developed were a good strategy to motivate children for the activities and for them to feel pleasure while they performing these activities.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/9816
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação.pdf3.09 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.