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http://hdl.handle.net/10773/9811
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Ramos, Fernando Manuel dos Santos | pt |
dc.contributor.author | Silva, José Carlos Pinto Nogueira da | pt |
dc.date.accessioned | 2013-03-04T10:06:16Z | - |
dc.date.available | 2013-03-04T10:06:16Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/9811 | - |
dc.description | Mestrado em Comunicação Multimédia | pt |
dc.description.abstract | Nesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais, de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese que traga valor para o processo formativo, configurando-se como uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente presencial como em ambiente e-learning. É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a influência do Digital Storytelling no processo formativo. A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na ação de formação, no processamento e retenção de informação veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através do uso da tecnologia. | pt |
dc.description.abstract | In this study, it’s intended to confirm that the pedagogical advantages of Digital Storytelling can be applied also to the vocational training context. Since DST is presented as a form of communication that stimulates creativity and empowers several skills, such as communication, digital literacy, we assume that it has positive influence in the educational process, therefore it is a pedagogical strategy to consider, environment both in classroom such as in elearning environment. With that in mind, we develop a course with a group of 10 trainees in classroom context, in which Digital Storytelling is applied as a Learning Strategy. Subsequently, we analyze the satisfaction, learning and transfer of behaviors to the workplace results, as a way to gauge the influence of Digital Storytelling in the training process. The main conclusion of this study states the positive influence of DST on these parameters. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Comunicação multimédia | pt |
dc.subject | Literacia digital | pt |
dc.subject | Formação profissional | pt |
dc.title | Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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