Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/9811
Title: | Digital Storytelling em contexto de formação profissional: um estudo de caso |
Author: | Silva, José Carlos Pinto Nogueira da |
Advisor: | Ramos, Fernando Manuel dos Santos |
Keywords: | Comunicação multimédia Literacia digital Formação profissional |
Defense Date: | 2012 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Nesta dissertação pretende-se verificar se as vantagens pedagógicas
que são recentemente enunciadas ao Digital Storytelling se podem
aplicar igualmente ao contexto da formação profissional. Dado que o
Digital Storytelling é apresentado como uma forma de comunicação
que estimula várias competências, nomeadamente comunicacionais,
de literacia digital, para além de estimular a criatividade, pressupõese
que traga valor para o processo formativo, configurando-se como
uma estratégia pedagógica a considerar, tanto em ambiente
presencial como em ambiente e-learning.
É apresentado um estudo de caso, numa ação de formação, com um
grupo de 10 formandos em contexto presencial, onde
maioritariamente se recorre a esta estratégia. A análise dos
resultados obtidos contempla aspetos relativos à satisfação dos
formandos, à perceção sobre a aprendizagem e à transferência de
comportamentos para o local de trabalho, como forma de aferir a
influência do Digital Storytelling no processo formativo.
A principal conclusão deste estudo aponta para um contributo
elevado do Digital Storytelling no envolvimento dos formandos na
ação de formação, no processamento e retenção de informação
veiculada no curso, e no desenvolvimento de competências através
do uso da tecnologia. In this study, it’s intended to confirm that the pedagogical advantages of Digital Storytelling can be applied also to the vocational training context. Since DST is presented as a form of communication that stimulates creativity and empowers several skills, such as communication, digital literacy, we assume that it has positive influence in the educational process, therefore it is a pedagogical strategy to consider, environment both in classroom such as in elearning environment. With that in mind, we develop a course with a group of 10 trainees in classroom context, in which Digital Storytelling is applied as a Learning Strategy. Subsequently, we analyze the satisfaction, learning and transfer of behaviors to the workplace results, as a way to gauge the influence of Digital Storytelling in the training process. The main conclusion of this study states the positive influence of DST on these parameters. |
Description: | Mestrado em Comunicação Multimédia |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/9811 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.